Comitê da bacia hidrográfica dos rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos se reúne em Caldas

Encontro tratará de prognóstico climatológico e, principalmente, dos riscos de estiagem

Postado em: 16-02-2023 às 08h49
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Comitê da bacia hidrográfica dos rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos se reúne em Caldas
Encontro tratará de prognóstico climatológico e, principalmente, dos riscos de estiagem (Foto: Semad)

O comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbá, Veríssimo e da porção goiana do Rio São Marcos se reunirá em 2 de março para tratar do prognóstico climatológico da região para 2023. O encontro será em Caldas Novas e terá apresentação do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo).

Na ocasião, eles devem tratar, principalmente, dos riscos de estiagem prolongada. Na pauta também deve ocorrer a exposição de um Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, cujo intuito é ajudar a padronizar e esquematizar informações que subsidiam decisões do comitê; e as perspectivas de novas outorgas na bacia do Rio São Marcos; bem como a atualização do cronograma de ações dos grupos de trabalho que o compõem.

O Comitê da bacia hidrográfica dos rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos foi  instituído em 29 de dezembro de 2011 Decreto Estadual nº 7.536/2011. Em 46.920 km² abrange áreas de 48 municípios goianos, possui dois biomas importantes, sendo 95% de Cerrado e os outros 5% de Mata Atlântica. Aproximadamente 33,4% de vegetação nativa, sendo os outros 66,6% compostos, em sua maioria, por atividades de uso do solo de pastagens e lavouras.

Continua após a publicidade

Estiagem

Ainda sobre a estiagem, conforme o Cimehgo, Goiás pode ter um maior período de seca neste ano. O Centro diz ser possível o fim do período chuvoso em abril, com a diminuição já no mês de março. Vale citar, no fim de 2022 choveu abaixo da média na região centro-sul do Estado. Já no Norte, mais do que esperado.

No começo desse ano, por sua vez, o registro foi de fortes chuvas, inclusive gerando prejuízos aos municípios goianos. Roberto Naves (PP), prefeito de Anápolis – cidade que faz parte da bacia hidrográfica dos rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos – anunciou estado de emergência no começo da semana.

No domingo (12), o município teve 48 mm de chuva.  “Choveu em 2 horas o que era para ter chovido em 72 horas. A chuva mais intensa dos últimos 30 anos.”

Veja Também