Goiânia recebe praça escola

Um local para o lazer, mas também para aprender. Essa é a proposta da Praça Horizonte que será inaugurada no dia 7 de abril, no Jardim Goiás

Postado em: 07-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia recebe praça escola
Um local para o lazer, mas também para aprender. Essa é a proposta da Praça Horizonte que será inaugurada no dia 7 de abril, no Jardim Goiás

Um local para o lazer, mas também para aprender. Essa é a proposta da Praça Horizonte que será inaugurada no próximo dia 7 de abril, a partir das 8h da manhã, no Jardim Goiás, com um piquenique e um bate-papo sobre “sustentabilidade no dia a dia” com o arquiteto Paulo Renato Alves, conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

O espaço aberto ao público contará com área verde, pista de caminhada, pet park, bike sharing e playground. Mas o destaque serão as sete estações de sustentabilidade, que mostrarão por meio de maquetes interativas e textos explicativos, o funcionamento de novas tecnologias, como reuso de águas cinzas e captação de energia solar, que ajudam no uso racional dos recursos naturais.

A praça escola está sendo implantada na Avenida H do Setor Jardim Goiás, com uma frente para Parque Flamboyant e outra para a Praça das Artes, em terreno com quase quatro mil metros quadrados, onde será construído o residencial Horizonte Flamboyant. 

Continua após a publicidade

“Além de dar função a um espaço enquanto as obras não iniciam, oferecendo mais lazer e integração das duas áreas verdes do bairro, vamos agregar também informação para a população”, explica Guilherme Pinheiro, diretor da GPL Incorporadora e Construtora, que participa do grupo empreendedor juntamente com a GPM Incorporação e a Emoções Incorporadora – que tem como sócio o cantor Roberto Carlos. 

Feira de Ciências

Essas estações que estarão na Praça Horizonte foram inspiradas nas feiras de ciências escolares e irão explicar de maneira prática e didática os conceitos básicos de modernas tecnologias em sustentabilidade e o espaço, frisa o gestor comercial do empreendimento, Adriano Carrijo, estará aberto para escolas que desejarem promover aulas ao ar livre.

Algumas maquetes serão interativas, como a que demonstra o sistema de aquecimento solar para levar água aos chuveiros. “Teremos uma maquete com a representação de uma pessoa no banho, para tornar a experiência mais divertida”, explica Deborah David Rios, coordenadora de projetos da GPL Incorporadora e Construtora.

Os visitantes da Praça Horizonte também poderão interagir com o mecanismo que reproduz o sistema de reuso de água.

A economia do uso de luz de LED também será demonstrada em outra estação de sustentabilidade, que fará uma comparação de eficiência com demais tipos de lâmpadas, incandescente e fluorescente.

Nesta mesma estação será apresentado o funcionamento de um micro sistema de automação que permite a dimerização da luz, ou seja, o controle da intensidade da iluminação. Com isso, ganha-se em economia e também em cenários. 

Veja Também