Xadrez promove educação e entretenimento para detentos de unidade prisional em Luziânia

As aulas são dadas duas vezes por semana por um preso da própria unidade, que é formado em Engenharia Elétrica pela UNB

Postado em: 17-02-2023 às 08h46
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Xadrez promove educação e entretenimento para detentos de unidade prisional em Luziânia
As aulas são dadas duas vezes por semana por um preso da própria unidade, que é formado em Engenharia Elétrica pela UNB | Foto: Divulgação

Socioeducandos da Casa de Prisão Provisória Policial Penal Jailton Barbo Ferreira, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, deram ‘start’ ao projeto Xeque-Mate no Crime. A primeira fase do programa pioneiro selecionou, nesta quarta-feira (16/2), seis pessoas de cada uma das três alas da unidade.

A ideia é inicial é ensinar os fundamentos básicos do xadrez para que os internos se tornem instrutores e, futuramente, espalhem os conhecimentos a outros detentos da unidade. Esse primeiro estágio deve durar dois meses.

As aulas são dadas duas vezes por semana, durante duas horas, por um preso da própria unidade, que é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UNB). Ele tem experiência no xadrez e chegou a disputar campeonatos da modalidade. Pela ação, o detendo será beneficiado com a remição de pena, conforme determina a Lei de Execução Penal (LEP).

Continua após a publicidade

“Além de diminuir o ócio nas celas, o xadrez também consegue desenvolver, nos custodiados, a disciplina, o pensamento crítico e maturidade intelectual”, explica o idealizador do projeto e diretor da CPP, Silvio Duarte Santana.

Para o diretor, o projeto também ajuda a promover a confiança e facilita na tomada de decisões conscientes, com análise das consequências.

Segunda fase

Na segunda etapa, os 18 multiplicadores vão ensinar os colegas dentro das celas. A CPP já dispõe de 20 tabuleiros, doados por empresários da cidade, e mais 20 serão recebidos nos próximos dias. A ideia é colocar pelo menos dois tabuleiros por cela na Casa de Prisão Provisória, dividida em três alas e 23 celas. Os jogos ficarão direto com os custodiados, para que eles possam disputar partidas em qualquer momento.

Para uma avaliação do impacto do benefício das técnicas de xadrez, será realizada uma análise comportamental dos custodiados que receberam os ensinamentos para avaliar se houve mudança.

Leia também: DPE-GO se posiciona contra lei que proíbe visitas íntimas em presídios

Veja Também