Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Marginal Botafogo só fica pronta daqui quatro meses

Dinheiro para reformas emergenciais foram liberados pelo Ministério da Integração Nacional

Postado em: 08-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Marginal Botafogo só fica pronta daqui quatro meses
Dinheiro para reformas emergenciais foram liberados pelo Ministério da Integração Nacional

Gabriel Araújo*


A Marginal Botafogo tem novos trechos interditados desde a última sexta-feira (6). A Secretaria de Infraestrutura da capital (Seinfra) e a Secretaria de Trânsito fecharam totalmente o tráfego de veículos no sentido Sul-Norte, saindo do Pedro Ludovico para o Centro de Goiânia, e trechos que antes permitiam a passagem de motoristas em pista única agora passam por vistoria da Seinfra.

Continua após a publicidade

A prefeitura de Goiânia ainda realiza uma vistoria para determinar se a chuva da última quinta-feira (5) causou danos estruturais na Marginal, em alguns pontos o Córrego transbordou e chegou aos dois lados da via. Trecho entre a Avenida Jamel Cecílio e o Viaduto da 88, que já passava por reparos devido ao vazamento de água de uma tubulação da Saneago agora está completamente fechado para a população.

O atual secretário de Infraestrutura, Dolzonan Matos, afirmou que a prefeitura trabalha para tornar a via segura para população. “Os pontos mais críticos são esses da Avenida 88 e o da Avenida Independência. Ainda não temos como precisar um prazo para o fim das obras. Estamos muito preocupados com a estabilidade do canal, precisamos fazer a recuperação das partes danificadas, já encontramos verdadeiros buracos. Faremos de tudo para concluir as obras e entregar a Marginal segura para a população”, disse.


Último temporal

A forte chuva que caiu na Capital na última quinta-feira (5) causou caos na cidade. Ruas e casas foram inundadas, árvores e muros caíram e carros foram arrastados pela força da água. Segundo o Inmet, cerca de toda chuva prevista para o mês de abril caiu em poucas horas, foram 63 milímetros de água. 

Na Marginal Botafogo, os dois sentidos da via ficaram completamente alagados quando o córrego transbordou, em alguns locais, parte do asfalto caiu devido à força da água e muros de casas e árvores da região caíram.


Revitalização

A Prefeitura de Goiânia prevê que uma obra de revitalização da Marginal Botafogo, que conta com 14 km de extensão e quase 30 anos. A obra deve durar dois anos e custar R$ 35 milhões. Após as constantes interdições o paço autorizou a contratação de uma empresa para a realização de uma avaliação técnica de todo o percurso da via.

O prefeito Iris Rezende (MDB) afirmou que está buscando recursos para revitalizar toda a via. “Sabemos da importância da Marginal para os goianienses, ninguém mais do que eu quer vê-la toda reestruturada”, afirmou. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), os recursos devem vir do Ministério da Integração Nacional.

Ainda segundo o órgão, os trâmites burocráticos estão adiantados e nos últimos meses foi providenciado o Termo de Referência, uma das mais demoradas etapas do processo de licitação da obra.


Último ano

No ano de 2017, a Marginal Botafogo foi interditada três vezes. A primeira ocorreu no mês de maio, quando uma paralisação parcial foi realizada para que reparos fossem feitos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) em um trecho logo após o viaduto da Avenida Universitária.

No início de julho, o fluxo na via foi completamente interrompido por 30 dias para obras de reestruturação em dois trechos da pista. Os pontos estavam interditados devido a fortes chuvas. Na época as estruturas de concreto que revestiam as paredes do córrego e que estavam danificadas foram retiradas e substituídas por muros compostos de concretos e pedras. Os trechos que passaram por reparos foram à parte abaixo da ponte da Avenida Independência e um ponto entre a Rua 10 e a ponte da Rua 243. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Veja Também