Quinta-feira, 28 de março de 2024

Equipes de resgate continuam as buscas por soterrados no Litoral Norte de SP

O número total de mortes é de 36 pessoas, sendo uma delas uma criança de 7 anos

Postado em: 20-02-2023 às 08h20
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Equipes de resgate continuam as buscas por soterrados no Litoral Norte de SP
Equipes de resgate continuam as buscas por soterrados no Litoral Norte de SP | Foto: Felipe Augusto/ Facebook

Nesta seguna-feira (20), equipes de resgate continuam as buscas por sobreviventes do temporal forte que atingiu o Litoral Norte de São Paulo no fim de semana. Ao menos 36 pessoas morreram e 560 tiveram que deixar suas casas, entre desabrigados e desalojados.

Na costa sul de São Sebastião, onde a situação é mais crítica, os moradores ficaram ilhados aguardando a chegada de doações e atendimento médico.

As tempestades causaram alagamentos, deslizamentos e interdições em trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios, que foram totalmente liberada por volta das 21h30.

Continua após a publicidade

De acordo com a Defesa Civil, em três das quatro cidades afetadas pelo temporal (São Sebatsião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba), o volume de chuva entre sábado e domingo superaram todo o esperado para o mês de fevereiro.

Em São Sebastião, cidade fortemente atingida, o volume de chuva foi de 627 milímetros, o dobro esperado para este mês.

Principais informações sobre a tragédia

  • No Litoral Norte, ao menos 36 pessoas morreram, sendo 35 em São Sebastião e uma em Ubatuba, conforme informaram as prefeituras.
  • Uma menina de 7 anos foi uma das vítimas fatais. Durante a madrugada de domingo, a casa onde a menina morava foi destruída por uma pedra de duas toneladas, em Ubatuba. Em São Sebastião, uma mulher de 35 anos morreu após sua casa ser atingida por uma árvore.
  • Também em São Sebastião, uma criança de 2 anos foi resgatada após ter ficado horas sob os escombros. Ainda na mesma cidade, as equipes de resgate conseguiram salvar uma mulher que estava em trabalho de parto – mãe e bebê passam bem.
  • De acorod com o governo estadual, mais de 550 pessoas precisaram deixar suas casa no litoral. De acordo com os registros oficiais, 228 pessoas ficaram desalojadas, e 338 desabrigadas.
  • O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), disse neste domingo que 50 casa desabaram na cidade, e ainda afirmou que é uma “cena assustadora”.
  • O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decretou estado de calamidade em Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.
  • Os helicópteros da PM tem enfrentado dificuldades no resgate das vítimas devido ao tempo fechado. O Exército enviou aeronaves para auxiliar nos trabalhos. Além disso, as operações de busca em São Sebastião e Ubatuba envolvem mais de 100 bombeiros.
  • Em diversos pontos do litoral paulista, foram registrados falta de água, luz e sinal de celular.

Neste domingo (19), o governador Tarcísio de Freitas e o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, viajararam para São Sebastião. Foi montado um comitê de gerenciamento de ações para atender aos desabrigados e desalojados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que deve viajar ao litoral de São Paulo nesta segunda-feira (20), e que o governo federal está à disposição para atuar nas áreas atingidas.

As prefeituras de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela cancelaram a programação de Carnaval deste domingo. Está previsto que a agenda dos próximos dias seja reavaliada na manhã desta segunda.

Veja Também