Caiado e Rogério Cruz lamentam morte de Dona Iris

As autoridades goianas relembraram a tragetória política e humanitária da ex-deputada federal e ex primeira-drama de Goiás

Postado em: 21-02-2023 às 14h46
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado e Rogério Cruz lamentam morte de Dona Iris
As autoridades goianas relembraram a tragetória política e humanitária da ex-deputada federal e ex primeira-drama de Goiás | Foto: Secom

O governador de Goiás Ronaldo Caiado (UB) e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) lamentaram a morte da ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiás, Iris de Araújo Rezende Machado.

Também citando a primeira-dama Gracinha Caiado, o governador afirmou que Dona Íris exerceu grande protagonismo na política estadual ao lado de Iris Rezende, com quem foi casada por mais de 50 anos. Além disso, lembrou que trabalharam juntos na Câmara Federal.

“Ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiás, Dona Iris construiu uma trajetória marcada, principalmente, pela defesa de políticas sociais para a população mais vulnerável. Fomos colegas na Câmara Federal e testemunho que ela exerceu seus mandatos com coragem e altivez. Dona Iris foi sempre uma voz em defesa do povo goiano. Rogo a Deus que a receba em seus braços e que conforte os filhos, Ana Paula, Adriana e Cristiano, e toda sua família e inúmeros amigos nesse momento de dor e luto.”, disse Caiado, em nota.

Continua após a publicidade

Já Rogério Cruz e a primeira-dama de Goiânia Thelma Cruz destacaram que Goiás e o Brasil perdem uma das mais expressivas lideranças femininas, que ao longo de décadas esteve na linha de frente na defesa dos direitos das mulheres e dos ideais democráticos.

“No processo de redemocratização, no início dos anos 1980, foi uma das lideranças que atuaram nos movimentos pela conquista da democracia. Ela se tornou determinante na mobilização dos municípios do Estado para fazer de Goiânia o palco do primeiro grande comício pelas Diretas, Já. Ao longo de mais de 50 anos de dedicação à atividade pública, sempre foi defensora das grandes mudanças em prol dos direitos fundamentais da pessoa humana, para se alcançar objetivos de paz, justiça e amor.”, expressou, em nota.

Morte

Iris de Araújo, mais conhecida como Dona Íris faleceu, aos 79 anos, nesta terça-feira (21/01). Ela estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, foi submetida a uma cirurgia no pulmão, no final de semana, mas não resistiu às complicações.

Leia também: Câmara de Goiânia decreta luto de três dias pela morte de Dona Iris

Veja Também