Chuva arrasta pedalinhos, carros e árvores em final de feriado

Alagamentos, enxurradas e pessoas ilhadas em várias regiões da Capital mostram dificuldade habitual da cidade em lidar com fortes chuvas

Postado em: 22-02-2023 às 08h00
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Chuva arrasta pedalinhos, carros e árvores em final de feriado
Alagamentos, enxurradas e pessoas ilhadas em várias regiões da Capital mostram dificuldade habitual da cidade em lidar com fortes chuvas. | Foto: Reprodução

O goiano que saiu de casa para curtir o último dia de Carnaval, trabalhar ou passear, teve que enfrentar os típicos problemas causados pelas chuvas de fevereiro. Semáforos desligados e carros ilhados ou rodopiando pela pista, enxurradas e alagamentos. Cansados de ver os mesmos problemas, até os pedalinhos que ficam entre os bairros Centro e Oeste no Parque Lago das Rosas tentaram aproveitar o embalo e fugir. 

No setor Bueno, três pessoas ilhadas na calçada esperavam para entrar no veículo com água que cobria quase toda a roda. A prefeitura de Goiânia, na véspera do feriado, intensificou os serviços de limpeza para tentar reduzir os transtornos que a chuva provoca. Em vídeos do setor Fama, leitores mostraram as ruas alagadas e a coleta de lixo que não chegou a todas as ruas até o começo da chuva. 

Somente na Região Leste, a Comurg removeu mais de 1,7 mil toneladas de resíduos descartados em calçadas, praças, canteiros e lotes baldios. Nos últimos 40 dias, a Prefeitura já recolheu mais de 70 mil toneladas em mais de 125 pontos mapeados pela Comurg.

Continua após a publicidade

Setores como Três Marias, Perim, Parque Amazônia, Jardim América, Jardim Novo, Esplanada dos Anicuns, Vila Abajá e Moinho dos Ventos estão entre aqueles que recebem limpeza com frequência semanal pelos agentes de limpeza. Em todos os endereços, estão resíduos como sobras da construção civil, galhadas, madeiras, sofás e colchões. Lixo orgânico e animais mortos também são encontrados regularmente.

No Conjunto Vera Cruz, moradores relatam alagamento com a água acima dos joelhos. Vídeos enviados por moradores ao O Hoje mostram uma grande enxurrada nas ruas do setor.

Levado pela enxurrada

O Corpo de Bombeiro precisou resgatar pessoas ilhadas em veículos e pontos de ônibus devido a alagamento da Avenida Perimetral Norte, na Caveiras, em Goiânia. Três carros ficaram ilhados e um deles acabou sendo arrastado pela água. Filmagens mostram ainda pedestres esperando por ônibus em paradas sem cobertura ou se aproveitando deles para tentar não molhar os pés.

Chuva

Na região leste da capital, precipitaram entre 30 e 40 milímetros de chuva, enquanto que nas regiões norte e noroeste do município, foi estimado o volume de até 50 milímetros, porém “de maneira muito irregular”.

No Setor Sevene, em Goiânia, o Corpo de Bombeiros Militar realizou uma busca e salvamento por alagamento dentro de uma casa. Cinco pessoas, entre elas uma idosa e uma criança, ficaram presas dentro de casa devido ao alagamento.

Veja Também