Recomposição de comissão que acompanha crise Yanomami é solicitada por Conselho Indigenista

Comissão foi formada no último dia 15

Postado em: 23-02-2023 às 16h49
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Recomposição de comissão que acompanha crise Yanomami é solicitada por Conselho Indigenista
Comissão foi formada no último dia 15 | Foto: Reprodução Fernando Frazão/Agência Brasil

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) formalizou o pedido de recomposição da Comissão Externa Temporária que acompanha a crise no território indígena Yanomami, nesta quinta-feira (23). Segundo a entidade, a solicitação se dá, pois três senadores que integram a comissão “têm envolvimento explícito na defesa do garimpo” dentro da terra Yanomami.

A comissão em questão foi criada pelo Senado Federal, no dia 15 de fevereiro. Os senadores que a compõem são: Chico Rodrigues (PSB-RR), presidente da comissão; Eliziane Gama (PSD-MA), vice-presidente; Hiran Gonçalves (PP-RR), relator; Humberto Costa (PT-PE) e Mecias de Jesus (Republicanos-RR).

De acordo com a nota publicada pelo Cimi, a participação dos três senadores de Roraima, os quais supostamente têm envolvimento com o garimpo dentro da terra Yanomami, “deslegitima e desvirtua a missão da Comissão Externa”. A entidade demonstrou-se aliada às manifestações de outras organizações indígenas e enfatizou que considera a presença dos parlamentares no grupo “um escárnio e um desrespeito aos povos indígenas”.

Continua após a publicidade

Humberto Costa, um dos membros da comissão, disse, por meio de nota, que solicitará ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a ampliação do número de integrantes da comissão, a fim de que ela se torne mais representativa.

Até o momento, os senadores Chico Rodrigues e Hiran Gonçalves não se pronunciaram.

Veja Também