Pernambuco ganha centro de estudos ambientais e climáticos

Projeto tem prazo de execução de 4 anos

Postado em: 24-02-2023 às 15h34
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Pernambuco ganha centro de estudos ambientais e climáticos
Projeto tem prazo de execução de 4 anos | Foto: ReproduçãoDiego Galba/MCTI

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou, por meio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Centro de Síntese em Mudanças Ambientais e Climáticas (SIMAClim). O projeto, lançado na quinta-feira (23), é coordenado pela Rede CLIMA, realizadora de pesquisas vinculadas ao MCTI, e o investimento inicial é de R$ 10 milhões.

Os recursos direcionados para o SIMAClim são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e foram liberados graças à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), também ligada ao MCTI. Com o lançamento, pesquisadores do Brasil e do mundo poderão discutir informações e realizar sínteses sobre temas relacionados às mudanças ambientais e climáticas. O objetivo por meio deste projeto é produzir relatórios que contribuam na tomada de decisões do governo federal e na elaborações de estratégias e políticas públicas.

Segundo o coordenador da Rede CLIMA e vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, a iniciativa tem prazo de execução de 48 meses. O representante do SIMAClim também propôs a criação do Centro de Estudos e Pesquisas Energéticas do Nordeste (Cepenne), cujo papel seria desenvolver materiais para as áreas de eficiência energética, energia solar, eólica, biomassa, rotas tecnológicas de hidrogênio, energia de ondas, entre outras.

Continua após a publicidade

Leia também: Estudo sobre fauna silvestre goiana conta com mais de 70 câmeras para monitoramento

Veja Também