OVG supera marca de 5 milhões em quilos de alimentos distribuídos em Goiás

Entre os alimentos fornecidos estão arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho, cebola, legumes e frutas desidratadas

Postado em: 25-02-2023 às 09h40
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: OVG supera marca de 5 milhões em quilos de alimentos distribuídos em Goiás
Entre os alimentos fornecidos estão arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho, cebola, legumes e frutas desidratadas | Foto: Divuvlgação/ Seapa

O Banco de Alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), responsável pela distribuição de frutas, verduras e legumes in natura para famílias vulneráveis e entidades sociais de Goiânia e Região Metropolitana, superou a marca de cinco mil toneladas de alimentos arrecadados com concessionários, permissionários e pequenos produtores que atuam nas Centrais de Abastecimento do Estado (Ceasa-GO).

Os alimentos, que são separados e higienizados antes de serem doados, contribuem com o combate à fome e o fortalecimento da saúde dos beneficiários, com base nas recomendações nutricionais. Segundo a OVG, desde que assumiu o Banco de Alimentos, mais de 268 instituição sociais e 3.390 famílias foram alcançadas.

De acordo com a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, a ação é resultado do trabalho sério do Governo de Goiás junto aos mais necessitados. “Saber que mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas pelo Banco de Alimentos é uma alegria enorme para todos nós. Quando pensamos nessa quantidade de gente, temos a certeza de que essa é uma missão que deve ser fortalecida cada vez mais”.

Continua após a publicidade

Combate a fome

Quando chegou ao Banco de Alimentos em setembro de 2022, Daiana Alves, 39 anos, se encontrava numa situação difícil. Desempregada, ela soube da iniciativa por uma amiga. “Aquela notícia me encheu de esperança, porque eu soube que não estava sozinha, que não estava desamparada”, conta Daiana, que vive com o filho, Ravi, de um ano e cinco meses.

Assim como ela, o aposentado Antônio Aureliano, 73 anos, também acabou beneficiado pela iniciativa. “Quando a gente vai em alguma consulta, o doutor diz que a gente tem que comer fruta e verdura para fortalecer, mas não é toda semana que sobra para fazer a feira. Com esse serviço passei a ser mais sadio depois que passaram a me ajudar”. 

Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos da OVG funciona em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO) com o intuituo de distribuir 120 toneladas de hortifruti por mês a famílias vulneráveis e entidades sociais. 

Entre os alimentos fornecidos estão arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados, legumes embalados a vácuo e de frutas desidratadas.

Veja também: Caiado sanciona lei que obriga autoescolas a adaptarem veículos para deficientes físicos

Veja Também