Prefeitura vai fechar parceria com a UFG para elaboração do Plano Diretor de Drenagem de Goiânia

A parceria deve ser firmada em solenidade às 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal

Postado em: 26-02-2023 às 16h08
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura vai fechar parceria com a UFG para elaboração do Plano Diretor de Drenagem de Goiânia
A parceria deve ser firmada em solenidade às 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal | Foto: O Hoje

A Prefeitura de Goiânia deve assinar na próxima segunda-feira (27/2) um protocolo de intenções com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU) da capital. A parceria deve ser firmada em solenidade às 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal.

“O Plano Diretor de Drenagem Urbana vai estabelecer as bases das políticas públicas do município para a área. Vamos buscar uma parceria com a UFG para que possamos desenvolver um projeto que atenda as necessidades da capital para as próximas décadas”, explica Rogério Cruz.

O secretário de Infraestrutura (Seinfra), Denes Pereira, também assinará o documento, bem como a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima. Também participam da solenidade o presidente da Agência de Regulação de Goiânia, Hudson Rodrigues de Novais, e a presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape/UFG), Sandramara Matias Chaves.

Continua após a publicidade

Leia também: Fortes chuvas atingem Goiânia e deixam pontos de alagamento

Goiânia possui, atualmente, PDDU formulado em 2005, mas que abrange apenas 60% da cidade. O novo plano estabelecerá as bases das políticas públicas para drenagem urbana em toda capital.

A necessidade de repensar a estrutura de drenagem da capital se tornou ainda mais evidente nas ultimas semanas, quando as chuvas fortes alagaram diversas ruas em avenidas de Goiânia.

Alameda dos Buritis

Em pleno feriado de Carnaval, a Alameda dos Buritis, no Setor Oeste, foi tomada pela água na região próxima ao Zoológico e o Parque Lago das Rosas. Os pedalinhos do Lago foram parar no meio da Avenida Anhanguera.

Na quinta-feira (23/2) a Prefeitura informou que fará a troca de toda a rede de drenagem da região. Atualmente, a rede possui 60 milímetros de diâmetro, que será trocada por outra de 1.500 milímetros.

A obra para troca da rede de drenagem está em fase de licitação, orçada em R$ 18.094.843,91. Prevê a substituição de mais de 7 mil metros de rede de galeria de água pluvial, a construção de 72 poços de visita e 114 bocas de lobo. 

Segundo a gestão, a intervenção deve resolver a questão do acúmulo de água na região do Bosque dos Buritis, antiga sede da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), e parte da Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste, nas proximidades do Zoológico e Lago das Rosas.

Veja Também