Procon Goiás apreende cigarros eletrônicos durante fiscalização em Jaraguá

Entre os itens apreendidos estavam vaporizadores eletrônicos, essências, “juices”, refis e acessórios

Postado em: 28-02-2023 às 09h00
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Procon Goiás apreende cigarros eletrônicos durante fiscalização em Jaraguá
Entre os itens apreendidos estavam vaporizadores eletrônicos, essências, “juices”, refis e acessórios | Foto: Procon Goiás

O Procon Goiás apreendeu nesta semana 189 itens relacionados ao consumo de cigarros eletrônicos durante uma fiscalização em tabacarias no município de Jaraguá. Entre os itens estavam vaporizadores eletrônicos, essências, “juices”, refis e acessórios.

Também foram apreendidos 12 maços de cigarros vencidos. Segundo o órgão, a venda de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) é proibida pela Anvisa desde 2009, conforme resolução RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009.

A proibição inclui também a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar. Além do monitoramento nas tabacarias, a equipe do Procon Goiás visitou os postos de combustível da cidade averiguando os aumentos de preços dos produtos.

Continua após a publicidade

No ato, foram solicitadas as notas fiscais de compra e venda para apurar se houve ou não abuso, seguindo o que rege a competência do órgão em defesa do consumidor.

Leia também: Secretaria do Consumidor determina que 32 empresas suspendam venda de cigarros eletrônicos em até 48 horas

Doenças

Segundo especialistas, o cigarro eletrônico produz grande volume de substâncias tóxicas e cancerígenas que levam a doenças importantes, como cânceres de pulmão, esôfago, boca, pâncreas, bexiga, entre outros; doenças cardiovasculares com forte relação com tabaco, entre as quais infarto e derrame cerebral; e doenças pulmonares, como enfisema.

Veja Também