Escola de Artes Visuais abre inscrições para curso de Iniciação à Aquarela

A atividade prevê a participação de jovens e adultos, a partir dos 18 anos de idade, e inicia-se no dia 8 de março

Postado em: 01-03-2023 às 07h15
Por: Everton Antunes
Imagem Ilustrando a Notícia: <strong>Escola de Artes Visuais abre inscrições para curso de Iniciação à Aquarela</strong>
A atividade prevê a participação de jovens e adultos, a partir dos 18 anos de idade, e inicia-se no dia 8 de março. | Foto: Freepik

A administradora Hemilly Almeida conta que, desde a infância, gostava de fazer pinturas e desenhos com tintas e, em 2022, pôde realizar o sonho de criança, ao desenvolver as habilidades artísticas por meio do Curso de Iniciação à Aquarela. Essa atividade é gratuita e está sendo ofertada pela Escola de Artes Visuais (EAV), unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), desde a última terça-feira (28). 

“Participar do curso foi gratificante, porque eu sempre gostei muito de artes – tanto visuais quanto manuais. Quando você está pintando, você coloca o que você está sentindo ali”, comenta Hemilly sobre o contato com a aquarela. A professora Sandra Moreira, aquarelista que conduz o curso, explica que o projeto surgiu desde a pandemia – de modo remoto –, a fim de atender o público infantil, e recebeu relatos positivos.

Atualmente, a atividade visa atender o público a partir dos 18 anos de idade, uma vez que, segundo Sandra, o formato presencial requer o acompanhamento de profissionais e assistentes na condução das crianças. O curso para adultos opera em dois módulos, mas a professora orienta que, futuramente, “a tendência é avançarmos ainda mais”.  

Continua após a publicidade

O curso

A professora Sandra Moreira ministrará as aulas – que propõem a introdução ao universo da pintura em aquarela, por meio de exercícios práticos e, desta forma, garantem a autonomia dos alunos na pintura e descoberta do próprio estilo. Para os alunos que já concluíram a primeira etapa, a EAV prosseguirá com a 4ª edição do Módulo II, a partir do dia nove deste mês.  

Sandra Moreira é artista plástica, musicista, autodidata e participou de vários cursos e orientações artísticas promovidos por artistas goianos, bem como de outros estados brasileiros. Ao currículo da professora, somam-se exposições nacionais e internacionais com obras contemporâneas em desenho e trabalhos em telas, com acrílicas, e aquarelas, em papel algodão.

Benefícios

Além do trabalho artístico, é possível desenvolver a criatividade, a concentração e trabalhar o lado emocional, de acordo com Sandra. “O adolescente, a criança e, até mesmo, adulto que estava com depressão pôde se concentrar, trazendo até uma certa recuperação no retorno do pós-pandemia”, relata a professora sobre o impacto da aquarela para os alunos, em experiências anteriores.

Na visão de Hemilly, a aquarela mostrou-se como uma oportunidade de transmitir emoções: “eu acho que, quando você está pintando, você coloca o que você está sentindo ali. É um sentimento muito gostoso”, explica. Atualmente, a aluna segue para o módulo II do curso e diz que quer se tornar uma profissional em aquarela.

Inscrição 

Os interessados devem preencher a ficha disponível no site da Secult e enviá-la para o e-mail. As 16 vagas serão preenchidas por ordem de chegada das fichas ao endereço eletrônico, havendo a possibilidade de os outros quatro suplentes preencherem vagas remanescentes.
O curso é oferecido no formato presencial – na EAV, localizada no Centro Cultural Octo Marques, que está situado no Edifício Parthenon Center, Rua 4. As aulas serão realizadas entre os dias 08 de março e 09 de junho, das 14h às 16h. Os resultados dos classificados dentro das vagas ofertadas para as vagas de alunos e suplentes serão divulgadas no dia seis deste mês e publicadas no dia sete, no site.

Veja Também