Secretaria de Estado da Saúde entrega mais 20 leitos de UTI neonatal

Os leitos serão inaugurados no Hospital Garavelo e vão ajudar a desafogar o Hospital Estadual da Mulher (Hemu) – que já oferece 29 leitos de UTI neonatal

Postado em: 01-03-2023 às 10h22
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Secretaria de Estado da Saúde entrega mais 20 leitos de UTI neonatal
Os leitos serão inaugurados no Hospital Garavelo e vão ajudar a desafogar o Hospital Estadual da Mulher (Hemu) – que já oferece 29 leitos de UTI neonatal | Foto: SES-GO

O Governo de Goiás entregará nesta quarta-feira (1/3) mais 20 leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Os leitos serão inaugurados no Hospital Garavelo e vão ajudar a desafogar o Hospital Estadual da Mulher (Hemu) – que já oferece 29 leitos de UTI neonatal.

As unidades serão voltados para casos mais graves em crianças recém-nascidas. Com os novos leitos, chega a 64 o total de unidades desse tipo de leitos 100% custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizados pela SES-GO.

Por meio de portaria do secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, de janeiro desse ano, o Estado de Goiás vai cofinanciar os leitos, repassando mensalmente R$ 743,8 mil, num total de 8,9 milhões ao ano, ao hospital parceiro.

Continua após a publicidade

Leia também: “Crianças vão ser tratadas com dignidade e excelência”, diz Caiado ao lançar construção do CORA

“Para fechar a parceria levamos em conta a qualidade e resolutividade que o hospital tem que oferecer, uma vez que o atendimento neonatal é altamente especializado; uma medicina intensiva de ponta que tem no Hospital de Mulher uma referência regional”, explica o secretário.

“A atual gestão da Secretaria da Saúde já vinha monitorando a situação do Hemu, bastante sobrecarregado em especial pela região metropolitana”, explica o superintendente do Complexo Regulador Estadual, Luciano de Moura Carvalho.

“Agora, o Hemu terá uma retaguarda de 20 leitos de UTI neonatal com toda a estrutura necessária para o melhor atendimento à grande demanda, com toda a estrutura multiassistencial, recursos de diagnósticos e centro cirúrgico, entre outros”, enumera o superintendente.

Segundo o superintendente, com essa estrutura, será possível reduzir a sobrecarga do Hemu, que é referência para todo o Estado. O acesso dos pequenos pacientes aos novos leitos pode ser feito pelo próprio Hemu, caso não seja possível serem atendidos no hospital, ou de outra unidade da capital ou do interior, via regulação estadual.

Retaguarda

O acordo com o Hospital Garavelo, também conhecido como Hospital e Maternidade da Mulher de Aparecida de Goiânia, prevê um repasse mensal um total de 8,9 milhões ao ano. Luciano Moura lembra que, além dos novos leitos neonatais, há mais ações já desenhadas para ampliar a qualidade do atendimento à saúde no Estado.

“Buscamos desenvolver parcerias como essa, com unidades que estão na Região Metropolitana, para resolver de vez o problema (dos leitos neonatais)”. Por outro, lado, cita o superintendente, foi criada, também na atual gestão, uma Superintendência de Infraestrutura, para dar maior celeridade a todas as obras e reformas nas unidades de saúde estaduais.

Veja Também