Batalhões da PM vão fiscalizar o Eixo

Com insegurança constante, Polícia Militar deve reforçar monitoramento dos usuários na linha mais movimentada da Grande Goiânia

Postado em: 13-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Batalhões da PM vão fiscalizar o Eixo
Com insegurança constante, Polícia Militar deve reforçar monitoramento dos usuários na linha mais movimentada da Grande Goiânia

Gabriel Araújo*

Continua após a publicidade

O Governo estadual anunciou na última quarta-feira (11) a implantação de batalhões permanentes da Polícia Militar (PM) nos terminais e paradas do Eixo Anhanguera. A ação acompanha uma série de medidas tomadas pelo poder público este ano na tentativa de diminuir os índices de criminalidade que afetam o transporte público da região.

Conforme informado pelo atual governado do Estado, José Éliton (PSDB), os batalhões começarão a ser implantados nas próximas semanas, em um projeto encabeçado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-GO). “Queremos avançar na segurança pública e ordenar o embarque dos usuários de transporte coletivo. Iremos investir nela para que possamos atender todas as demandas da sociedade” afirmou.

Ainda segundo Éliton, a SSP irá mudar a forma como um boletim de ocorrência deve ser feito. A partir da mudança, os procedimentos de lavraturas de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) passarão a ser realizados pela policial militar já na viatura e depois ratificado pela Polícia Civil. “A expectativa com esta medida é de agilizar procedimentos, especialmente em municípios do interior onde o cidadão tem que deslocar para outra cidade para fazer registros desta natureza”, completou.

Ambulantes

No mês passado, a RebeMod e a Polícia Militar (PM) começaram uma operação para retirar os comerciantes ambulantes dos terminais de ônibus da Grande Goiânia. A operação visa apenas orientar e coibir a atuação dos camelôs nos terminais, diminuindo a quantidade de lixo e o comércio de mercadorias de caráter duvidoso.

A RedeMob afirmou que a ação iria proporcionar mais segurança e mobilidade para a população. “Os ambulantes sujam os terminais com frequência, comercializam produtos de origem “duvidosa”, atrapalham o fluxo das pessoas e tornam o ambiente sujeito a criminalidade, facilitando a atuação de marginais, que fomentam o tráfico de drogas entre outros atos ilícitos”, informou a nota.

Casos de violência

Em uma matéria publicada em fevereiro deste ano, O Hoje informou que cinco casos de violência foram registrados em uma semana. Somente no dia 23 de fevereiro três pessoas acabaram sendo assaltadas e esfaqueadas no transporte coletivo. Na época o Corpo de Bombeiros informou que o primeiro caso ocorreu por volta de 7h30, no Terminal das Bandeiras. Na ocasião, um homem de 36 anos teve o celular roubado e, ainda que sem reagir, foi atingido por uma facada no abdômen.

Outro caso de violência se deu na plataforma no Eixo na Rua 20 no Setor Central. Imagens de câmera de segurança mostram um sujeito tentando entrar na plataforma do Eixo pela área em que os ônibus passam. Impedido em um primeiro momento, ele retornou ao local, tirando um facão de dentro da calça e atingindo um vigilante. 

Equipes em Terminais

No último dia 23 de fevereiro, a Polícia Militar passou a ter equipes fixas nos terminais de Goiânia. A ação tem o objetivo de diminuir os índices de criminalidade nos locais que contam com uma grande movimentação de pessoas. Batizada de Embarque Seguro, a operação terá equipes obsevando à movimentação em todos os terminais da capital e estará preparada para agir em casos de roubos e outras ocorrências. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Veja Também