Conta de água deve pesar mais no bolso goiano, após reajuste da Saneago

Mudança acontece a partir de 1º de abril deste ano

Postado em: 01-03-2023 às 17h33
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Conta de água deve pesar mais no bolso goiano, após reajuste da Saneago
Mudança acontece a partir de 1º de abril deste ano | Foto: Divulgação/Saneago

A Agência Goiânia de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) liberou um reajuste da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) de 7,2% na conta de água, na segunda-feira (27/2). Além da mudança no valor das tarifas de serviços de água e esgotos, também foi aprovada uma política para novas ligações de água em um prazo de até 90 dias.

O aumento deve chegar no bolso do cidadão goiano a partir de 1º de abril deste ano. Além da AGR, a mudança também teve apoio da Agência de Regulação de Goiânia (AR) e da Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgoto de Rio Verde (AMAE). Com a aprovação, a Saneago terá 30 dias para informar os consumidores de todo o estado sobre o novo índice. Na terça-feira, a empresa divulgou uma nota sobre o assunto no site deles.

De acordo com a AGR, o aumento se justifica pois a atual taxa de 7,02% ficou abaixo da inflação do período de dezembro de 2021 e janeiro de 2023, que foi de 7,12%. Os reajustes das tarifas de saneamento básico são regulamentados pela Lei Federal 11.445/2007 e pela Lei Estadual 14.939/2004. Por meio delas, ocorre a revisão do valor em um ano e, nos três anos seguintes, os reajustes tarifários.

Continua após a publicidade

Em relação a nova política de ligação de água da Saneago, a instalação do hidrômetro e a medição individualizada deverá ser feita por solicitação do usuário, o qual também precisará pagar uma tarifa básica, após a instalação do medidor.

Veja Também