Defensoria Pública atende 480 pessoas em mutirão de serviços na Vila Pedroso, em Goiânia

Foram oferecidos serviços gratuitos de emissão de RG, reconhecimento de paternidade ou maternidade, divórcio, regularização de guarda, pensão alimentícia, entre outros

Postado em: 06-03-2023 às 10h44
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Defensoria Pública atende 480 pessoas em mutirão de serviços na Vila Pedroso, em Goiânia
Foram oferecidos serviços gratuitos de emissão de RG, reconhecimento de paternidade ou maternidade, divórcio, regularização de guarda, pensão alimentícia, entre outros | Foto: Gustavo Burns/DPE-GO

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) promoveu neste fim de semana (4 e 5/3) um mutirão na Vila Pedroso, na região leste de Goiânia, no qual foram oferecidos serviços gratuitos de emissão de RG, reconhecimento de paternidade ou maternidade, divórcio, regularização de guarda, pensão alimentícia, entre outros.

Foram cerca de 480 atendimentos feitos ao longo do fim de semana. Para a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem), defensora pública Tatiana Bronzato, garantir o acesso à justiça é o principal objetivo de mutirões itinerantes realizados pela DPE-GO. “É muito importante que a Defensoria Pública venha até os bairros mais afastados do centro, informe os seus serviços e facilite o acesso à justiça dessa população”.

Olivar Peres Deusdará, de 56 anos, foi uma das atendidas. Ela buscou a DPE para fazer o reconhecimento de paternidade do seu filho, Eduardo dos Santos Conceição, de 34 anos.

Continua após a publicidade

Os dois ficaram sabendo do mutirão Cidade Viva por um jornal. “Com cinco anos ele foi embora e voltamos a ter contato quando eu tinha 12 anos”, contou Eduardo. “Eu sempre quis que ele me registrasse”.

Olivar precisava atualizar a sua documentação pessoal e aproveitou o momento para vir com o filho. “Ele me pediu e eu quero registrá-lo também. É sangue, né? Pai e filho”, disse emocionado. Olivar tem onze filhos, e declarou que tem muita vontade de registrar outras duas filhas.

A DPE-GO também ofereceu assistência jurídica para retificação de registro civil, segunda via de RG, certidão de nascimento, casamento ou óbito.

Leia também: Mutirão da DPE para vagas de CMEIs e escolas de Aparecida atende 635 famílias

Identidade Renovada

Maurina Ferreira, de 78 anos, buscou a Defensoria Pública porque estava com problemas para conseguir a sua certidão de nascimento e fazer um novo RG. Ela nasceu em Ponte Alta do Tocantins e se mudou para Goiânia em 1979.

A assistida disse, ainda, que estava tendo problemas para sacar a sua aposentadoria no banco. “Eles falam que ela só tem validade de dez anos e tive problema na hora de pegar minha aposentadoria”, contou. “Eu trabalhei mais de 40 anos, preciso receber”.

Também buscando renovar a sua identidade, o carpinteiro Francisco Barbosa, de 63 anos, chegou cedo no mutirão para buscar a gratuidade na renovação de seu RG, da filha e dos dois netos. “Eu já fui duas vezes ao banco e eles pediram pra eu atualizar a identidade”, explicou. “Meu netos também precisam, porque eles fizeram quando tinham uns dois anos de idade e agora já estão adolescentes”.

“O atendimento foi rápido, fui muito bem atendido. Sou autônomo, a gente trabalha a semana toda, fica melhor vir nesses mutirões”, disse Francisco.

Veja Também