Campos de futebol de várzea são declarados patrimônio cultural imaterial de Goiânia

A medida prevê modernização dos espaços com melhorias necessárias para evitar deteriorações e garantir a prática esportiva amadora

Postado em: 07-03-2023 às 08h02
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Campos de futebol de várzea são declarados patrimônio cultural imaterial de Goiânia
A medida prevê modernização dos espaços com melhorias necessárias para evitar deteriorações e garantir a prática esportiva amadora | Foto: Secom

O prefeito Rogério Cruz sancionou a Lei nº 10.912/23 que considera como patrimônio cultural imaterial os campos de futebol de várzea no âmbito do Município de Goiânia. A lei institui o Programa de Preservação e Revitalização e foi aprovada em fevereiro pela Câmara de Goiânia.

No texto descreve que o programa tem objetivo de preservar os campos de várzea, considerando o futebol de várzea atividade de grande valor histórico e cultural do município. Serão feitos a preservação dos campos de várzea já existentes, conservando-os e impedindo sua deterioração; e revitalização e modernização do espaço por meio da realização de melhorias necessárias.

Autor da lei, o vereador Joãozinho Guimarães (Solidariedade) destaca a importância da proposta para o futebol amador da capital. “Esses locais geram convivência da comunidade, de forma sadia e regular, porque os desportistas encontram no futebol de várzea lazer necessário”, justifica o parlamentar, para quem “a prática de esportes incentiva socialização e revela atletas, evitando que jovens fiquem com tempo ocioso”.

Continua após a publicidade

Leia também: CBF define datas da 2ª fase da Copa do Brasil, com início na próxima terça-feira

Veja Também