Adaptado para crianças, livro ‘Maria da Penha nas Escolas’ é lançado em evento na Alego

O livro conta a história de uma farmacêutica brasileira que foi vítima de violência doméstica e tornou-se símbolo da luta contra o feminicídio

Postado em: 07-03-2023 às 11h02
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Adaptado para crianças, livro ‘Maria da Penha nas Escolas’ é lançado em evento na Alego
O livro conta a história de uma farmacêutica brasileira que foi vítima de violência doméstica e tornou-se símbolo da luta contra o feminicídio| Foto: Divulgação

Somente em 2022, ao menos 105 mulheres foram agredidas em território goiano, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). Segundo os dados, 38.470 mulheres sofreram algum tipo de violência, dentre feminicídio, estrupo, ameaça, lesão corporal e crimes contra a hora no mesmo período. Diante deste cenário, a deputada estadual  Bia de Lima (PT) em parceria com a deputada Adriana Accorsi (PT) realizam nesta manhã, o debate “Diga não à violência contra Mulheres e Crianças”, com o  lançamento do livro ‘Maria da Penha nas escolas’, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). 

“Maria da Penha nas escolas” é um projeto e livro de Manoela Barbosa com roteiro de Lara Damiane. O livro conta a história de uma farmacêutica brasileira que foi vítima de violência doméstica e tornou-se símbolo da luta em combate à violência contra a mulher e a sanção da lei federal 11.340/2006, conhecida como Maria da Penha.  A história é adaptada pedagogicamente para crianças de 07 a 12 anos de idade. É disponibilizado um manual para os professores e uma versão em braille para crianças com deficiência visual.

Segundo a idealizadora da obra, Manoela Barbosa, “ter em mãos um material didático a ser trabalhado dentro das escolas abre caminhos para uma discussão extremamente importante no meio familiar”. Manoela ressalta ainda que “o objetivo é constituir parcerias para que toda a rede estadual de ensino tenha acesso ao material”.O projeto atende a uma necessidade atestada e reverenciada pela Lei Estadual no 21.202. A lei em questão, institui a “Política de Divulgação da Lei Maria da Penha nas Escolas”, com o objetivo de sensibilizar o público escolar sobre a Violência Doméstica e Familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha. A realização é da Skambau Produções em parceria com a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e do Instituto Idheias. Durante o debate desta terça-feira (7) também está previsto o lançamento do livro ‘Roda de Saia’, da jornalista Nonô Noleto.

Continua após a publicidade

Leia também: Ajudante de pedreiro acusado de matar menino afogado em lama deve ir a júri popular

Veja Também