Somente o uso de álcool em gel combate bactérias e vírus

Além de ajudar na assepsia do corpo, o álcool gel 70% também atua para manter a pele levemente hidratada

Postado em: 17-04-2018 às 09h00
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Somente o uso de álcool em gel combate bactérias e vírus
Além de ajudar na assepsia do corpo, o álcool gel 70% também atua para manter a pele levemente hidratada

O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sincofarma-GO) alerta aos consumidores que o álcool gel antisséptico com grau de concentração 70% é o único indicado e o mais eficiente no combate às bactérias e vírus, inclusive o que transmite a gripe H1N1. Esse produto, conforme explica o presidente do Sincofarma-GO, João Aguiar Neto, auxilia na eliminação de microorganismos prejudiciais ao ser humano. Entretanto, diz Aguiar, o álcool gel não elimina a necessidade de se lavar as mãos com frequência.

Além de ajudar na assepsia do corpo, o álcool gel 70% também atua para manter a pele levemente hidratada. Outros tipos de álcool com grau de concentração maior não são indicados para esse tipo de uso porque evaporam rapidamente e não permanecem na superfície da pele pelo tempo ideal para matar bactérias e germes. Em contrapartida, o álcool gel com grau de concentração menor também não é indicado para essa finalidade por não reunir a composição ideal para quebrar a resistência dos microorganismos ao produto.

Continua após a publicidade

Nos últimos dias, a procura pelo produto cresceu 300% em Goiânia, devido à corrida da população para se prevenir de vírus respiratórios, cujo registro de casos aumentou significativamente desde o mês passado. Em algumas das 950 farmácias e drogarias de Goiânia, novos lotes do álcool gel 70% tiveram ser adicionados ao fluxo de pedidos nos fornecedores para garantir o abastecimento nas prateleiras. 

Veja Também