PL terá candidatos às prefeituras de Goiânia e Aparecida

Na capital, Eduardo Prado ou Gustavo Gayer poderão entrar na disputa

Postado em: 08-03-2023 às 08h11
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: PL terá candidatos às prefeituras de Goiânia e Aparecida
Na capital, Eduardo Prado ou Gustavo Gayer poderão entrar na disputa | Foto: Divulgação/ Prefeitura de Goiânia

O PL definiu que terá candidato às prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia em 2024. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Eduardo Prado (PL), que se reuniu com o presidente estadual da legenda, senador Wilder Morais, no último domingo (5). 

De acordo com Prado, tanto ele quanto o deputado federal Gustavo Gayer (PL) colocaram os nomes à disposição para o pleito na capital. Em Aparecida de Goiânia ainda terão mais conversas. 

Além disso, na reunião de domingo ficou definido que Gustavo Gayer assumirá a presidência do PL metropolitano. “Foi um consenso entre nós”, destacou Prado. Da mesma forma, ele também disse que a definição do nome para o paço de Goiânia será por consenso. “A orientação da nacional é fazermos o máximo de prefeitos e vereadores.”

Continua após a publicidade

Vale citar, Prado foi reeleito como deputado estadual com 33,8 mil votos. Gayer garantiu seu primeiro mandato eletivo, como deputado federal, com mais de 200 mil eleitores.

Em 2020, Eduardo Prado chegou a ser pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo DC. O partido, contudo, optou por Gayer, que terminou em quarto lugar, com 7,62% dos votos. 

Goiânia em 2024

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) é, possivelmente, candidato à prefeitura de Goiânia, conforme aliados já relataram ao Jornal O Hoje. Apesar do congressista negar, interlocutores dão como certo que Vanderlan dispute a prefeitura de Goiânia

“Como ele falaria não, se já disse sim para enfrentar adversários como Iris e Maguito”, revela uma fonte. Em 2016, o ex-prefeito de Senador Canedo ficou em segundo lugar contra Iris Rezende (MDB). Em 2020, também foi ao segundo turno contra Maguito Vilela (MDB). A avaliação dos aliados do senador é que em 2024 haverá um vácuo de Poder, ocasião em que ele se destacará como principal nome do pleito. 

Atualmente, Goiânia é governada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), que deve disputar a reeleição. O político articula para garantir o apoio de diversas siglas, inclusive do União Brasil, de Ronaldo Caiado. O governador teria ditado, conforme aliados de Cruz, que só não o apoiaria se ele não se viabilizasse. 

E para o caso do prefeito Rogério não garantir o apoio, o União Brasil deve ter nome na disputa. De acordo com o presidente do Detran-GO, o ex-deputado Delegado Waldir, ele próprio e outros três nomes podem entrar na corrida eleitora: dos deputados federais Silvye Alves e Zacharias Calil, e o deputado estadual Bruno Peixoto. 

O PT também deve ter um nome. A deputada federal Adriana Accorsi seria a preferida. Ela, contudo, estaria resistente e o nome do ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e suplente na Câmara Federal, Edward Madureira, está sendo trabalho. 

Aparecida

Em Aparecida, o prefeito Vilmar Mariano (Patriota) tentará a reeleição. Além dele, o presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza (MDB), também é pré-candidato à prefeitura. 

Mas além deles, a corrida pelo Executivo aparecidense também pode ter o deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos). O empresário tem domicílio eleitoral na cidade, além de trajetória de 30 anos de investimentos. O partido, conforme revelado a este veículo de comunicação, trabalha para lançar nomes em Aparecida, Goiânia e Anápolis. Nesta primeira, o parlamentar é o mais citado.

O Republicanos é outra possibilidade para corrida eleitoral. O ex-deputado federal João Campos pode se candidatar. Ele disputou o Senado na chapa de governador de Mendanha, em 2022, e, na cidade, foi o mais votado entre os candidatos, com 51.029.

O próprio Delegado Waldir também pode concorrer a Aparecida, assim como a deputada Silvye Alves. Outro nome possível é o deputado estadual Cairo Salim (PSD), que chegou a ser pré-candidato em 2020, mas não disputou o páreo.

Veja Também