Câmara notifica partidos para compor comissão que investigará Comurg

O presidente da Câmara disse que tudo o que gera suspeita na administração pública deve ser investigado

Postado em: 08-03-2023 às 08h30
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmara notifica partidos para compor comissão que investigará Comurg
O presidente da Câmara disse que tudo o que gera suspeita na administração pública deve ser investigado | Foto: Secom

O vereador Ronilson Reis (Sem partido), propositor da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigará gestão da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), informou, nesta terça-feira (7/3), os partidos foram notificados para indicação de nomes que integrarão a comissão. Ele espera que as investigações tenham início já na próxima semana.

Prefeitura de Goiânia publicou no mesmo dia um edital para contratação de empresa de prestação de serviços de coleta de resíduos sólidos, coleta seletiva, remoção de entulhos, varrição mecanizada e de serviços operacionais do Aterro Sanitário. A licitação segue recomendação do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), em atendimento ao Marco Legal do Saneamento Básico, e será realizada no dia 5 de maio de 2023.

Na última semana, 24 vereadores se uniram em prol do requerimento para a instauração da CEI para investigar a pasta. São diversas dúvidas e suspeitas que estarão na mira da Câmara nos próximos dias. Segundo Ronilson, mesmo que a base tenha maioria na comissão, o papel dos membros será o de investigar irregularidades denunciadas, como atraso no pagamento de fornecedores, FGTS, INSS e IMAS.

Continua após a publicidade

O presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo (Patriota), defendeu o trabalho da CEI e disse que tudo o que gera suspeita na administração pública deve ser investigado.

Gosto amargo

Segundo interlocutores, o engajamento por parte do Legislativo pela investigação da Comurg fez com que o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz se sentisse traído pelos vereadores. Informações de bastidores apontam que a posposta fez o prefeito cancelar reuniões com todos os vereadores agendados para os próximos dias.

Ao menos 15 nomes dos 23 que assinaram o documento compõem a base de Cruz. São eles: Cabo Senna (Patriota), Igor Franco (Pros), Edgar Duarte (PMB), Geverson Abel (Avante), Henrique Alves (MDB), Leandro Sena (Sem partido), Leia Klébia (PSC), Léo José (Republicanos), Paulo Henrique da Farmácia (Agir), Raphael da Saúde (DC), Sabrina Garcez (Republicanos), Sargento Novandir (Avante), Thialu Guiotti (Avante), Welton Lemos (Podemos) e Willian Velozo (PL).

Ronilson ainda afirmou que a quantidade assinaturas que conseguiu para instalação da CEI foi o dobro do necessário, e que isso mostra que o movimento da Câmara é legítimo.

Presidência da comissão

A intenção de Ronilson é presidir a comissão, porém, o parlamentar entende que se trata de decisão dos demais membros.

Na Tribuna, a vereadora Aava Santiago (PSDB) criticou lançamento de edital, pela Prefeitura de Goiânia, destinado à contratação de empresa para prestação de serviços de coleta de lixo, coleta seletiva, remoção de entulhos, varrição mecanizada e serviços operacionais no aterro sanitário. “Espero que seja coincidência o fato de o prefeito fazer essa licitação 48 horas após instalação da CEI da Comurg e que ele não tenha intenção de esvaziar a companhia, atrapalhando investigações”, declarou.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Anselmo Pereira (MDB), buscou amenizar o clima entre colegas e o Paço, mas reconheceu encolhimento da base. “É normal que haja divergência. Vereadores têm livre arbítrio”, disse.

Veja Também