Produção goiana de girassol deve crescer 65,1% na Safra 2022/2023

Apesar do aumento de produção da oleaginosa, o levantamento da Conab indica uma tendência de retração (-3,8%) da área plantada no Estado

Postado em: 10-03-2023 às 08h05
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Produção goiana de girassol deve crescer 65,1% na Safra 2022/2023
Apesar do aumento de produção da oleaginosa, o levantamento da Conab indica uma tendência de retração (-3,8%) da área plantada no Estado | Foto: Fredox Carvalho

A produção de girassol deve registrar um aumento percentual de 65,1% entre as culturas de grãos em Goiás na Safra 2022/2023. De acordo com o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as lavouras goianas devem entregar 36 mil toneladas da oleaginosa, aumento em relação ao volume produzido na Safra 21/22. Atualmente os girassóis estão em fase de semeadura.

No ano passado, o Estado liderou a produção nacional da oleaginosa com 11 municípios entre os 15 maiores produtores do grão de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O novo relatório também calculou a estimativa da produção total de grãos no Estado. A projeção agora é de um total de 31,7 milhões de toneladas, contra 31,5 milhões de toneladas na rodada anterior, divulgada em fevereiro. Em relação à safra passada, o avanço é de 9,8%. Há expectativa de aumento também para área plantada total (1,4%) e produtividade (8,3%).

Continua após a publicidade

Leia também: Girassol é símbolo de campanha para alertar sobre depressão

Girassol sofrem retração em área plantada

No caso do girassol, o levantamento da Conab indica uma tendência de retração (-3,8%) da área plantada no Estado. A redução, provocada pelo avanço do milho de segunda safra, é compensada pela produtividade. O rendimento médio das lavouras goianas deve aumentar 71,2%, saltando de 0,8 tonelada por hectare na safra anterior para 1,4 tonelada por hectare na atual. Para a Safra 22/23, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) estabeleceu prazo até 31 de março para semeadura do girassol. De acordo com a Portaria nº 01/2022, a colheita deve ser realizada até 15 de julho.

“As chuvas estão caindo em bons volumes e na hora certa. Isso ajuda muito a cultura do girassol e também as outras culturas. A agricultura goiana como um todo registra uma perspectiva positiva neste ciclo”, avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. Segundo a Conab, além do girassol, há projeção de aumento de produção para o milho (+29,2%), o sorgo (+6,8%), o feijão (+2,1%) e o algodão (+1,5%). A tendência para o trigo é de estabilidade e para a soja, de leve recuo (-0,6%). O arroz tem estimativa de queda (-10,9%).

Veja Também