Goiânia aumenta salas para crianças com necessidades educacionais especiais

SME forneceu 43 espaços de atendimento e dois Cmais

Postado em: 14-03-2023 às 08h17
Por: Everton Antunes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia aumenta salas para crianças com necessidades educacionais especiais
SME forneceu 43 espaços de atendimento e dois Cmais | Foto: Divulgação/ Euclides Maria

Por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), a Prefeitura promoveu melhorias no atendimento às crianças com necessidades educacionais especiais. A pasta aumentou o número de Salas com Recursos Multifuncionais nas unidades de ensino e empenhou investimentos nas reformas dos Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmais).

A Sala de Recursos compõe a política de inclusão elaborada pela SME, a fim de garantir a articulação de professores do atendimento educacional especializado com os docentes do ensino comum da rede municipal. Já o Atendimento Educacional Especializado tem como finalidade a identificação, proposta e gestão de recursos pedagógicos que garantam a participação de alunos com necessidades específicas.

Segundo Wellington Bessa, secretário de Educação, essas ações são fundamentais no atendimento ao estudante de forma contínua. Os recursos “são oferecidos para complementar a formação das crianças e dos estudantes com deficiências e/ou Transtornos Globais do Desenvolvimento/Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou para suplementar a formação de crianças/estudantes com Altas Habilidades”, afirma. 

Continua após a publicidade

Para este ano, a SME inaugurou cinco Salas de Recursos Multifuncionais e agora conta com 43 espaços de atendimento. Além disso, a rede ainda oferece os Cmais Brasil Di Ramos Caiado e o Maria Thomé Neto, que atendem cerca de 230 crianças da rede de ensino municipal. A Lei Escola Viva – que dispõe sobre a manutenção da infraestrutura escolar – também assegura verbas aos Cmais anualmente.

Atendimento

O atendimento dos Cmais ocorre em período parcial – no horário de contraturno das aulas regulares –, assim como nas salas. Ou seja, os alunos vão para a escola ou Cmei onde estudam e, no outro período, realizam atividades no Cmai. Nessas unidades, cinco equipes de profissionais especializados e habilitados nas áreas de psicomotricidade, cognitiva e linguagem atendem as crianças. 

A SME também garante o Atendimento Educacional Especializado por meio dos Centros de Atendimento Educacional Especializado conveniados. Por exemplo, é possível buscar as instituições Associação Pestalozzi Renascer, Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Helena Antipoffi.

Veja Também