Quinta-feira, 28 de março de 2024

GCM já pode atuar na fiscalização de trânsito em Goiânia

A ação conjunta deve ter início nos próximos dias, por meio da operação balada responsável

Postado em: 15-03-2023 às 10h14
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: GCM já pode atuar na fiscalização de trânsito em Goiânia
A ação conjunta deve ter início nos próximos dias, por meio da operação balada responsável | Foto: Divulgação/GCM

O credenciamento que permite que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) fiscalize o trânsito de Goiânia foi oficializado nesta segunda-feira (13). A ação foi firmada em ação conjunta entre o Departamento de Trânsito e a Prefeitura de Goiânia, a fim de reforçar o controle e autuação de infrações na capital. Sendo assim, os guardas civis passarão à autuar infratores por: velocidade, embriaguez e falta de documentação. 

Com as alterações, ficou mais claro o papel da GCM, visto que não estava definido desde que o convênio foi retomado no final do ano. O documento havia sido suspenso, devido uma autorização indevida no texto, para que os guardas civis atuassem em questões relacionadas à fiscalização de trânsito, quando a medida ainda não tinha sido tratada. 

Antes, o convênio colocava que os guardas civis poderiam cumprir as atribuições previstas no artigo 25 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que é exatamente o que fazem os agentes de trânsito da SMM. De acordo com o Detran-GO, as novas atribuições são estabelecidas pelo inciso V e IX do artigo 24 do CTB, que é basicamente o policiamento ostensivo de trânsito e a fiscalização das vias para que futuros eventos e obras não atrapalhem a livre circulação de veículos e pedestres.

Continua após a publicidade

Leia também: Prefeitura de Aparecida convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado

Veja Também