Equipes de concessionária realizam parto às margens da BR-153

Parto de Vitória Lorena começou em ônibus que seguia de Goiânia para Belém

Postado em: 15-03-2023 às 17h17
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Equipes de concessionária realizam parto às margens da BR-153
Parto de Vitória Lorena começou em ônibus que seguia de Goiânia para Belém. | Foto: Divulgação

Uma equipe da concessionária Ecovias do Araguaia, que administra trechos da BR-153, realizou um parto às margens da BR-153, em São Luiz do Norte. Vitória Lorena veio ao mundo próximo a base de operações da concessionária durante uma viagem de sua mãe, Alessandra Pereira de Farias, que ia de Goiânia para Belém, no Pará.

Tudo aconteceu muito rápido. “[Dentro do ônibus] comecei a passar mal e chamei um dos rapazes que estava sentado do lado. Eu sentia contrações mais fortes, mas achava que não estavam relacionadas ao parto”, conta Alessandra, que estava grávida de 36 semanas.

Na sequência, ela foi atendida no ônibus, já após o rompimento da bolsa e em trabalho de parto, nas proximidades da Base de Serviços Operacionais da Ecovias do Araguaia, localizada em São Luiz do Norte. Lá, segundo Alessandra, equipes de resgate auxiliaram na finalização do parto, que ocorreu com certa complexidade por se tratar de um “parto pélvico”, ou seja, quando o bebê nasce em posição contrária ao habitual.

Continua após a publicidade

Tatyanne Barbosa Patriarca, técnica de enfermagem e socorrista a serviço da concessionária, conta que, ao chegar ao local, encontrou a mãe com dificuldade na finalização do trabalho de parto, sendo necessária a intervenção dos profissionais para a retirada do bebê. Após isso, a equipe constatou a criança em parada respiratória. “Ela não chorava e estava com pulsação fraca”, conta Alessandra ao descrever o sentimento vivido naquele momento. “Um desespero, né? Ver ela naquela situação”, comenta a mãe, Alessandra. Foi então necessária a execução de manobras de reanimação, concluídas com sucesso.

Na sequência, ainda no ônibus por conta da impossibilidade de remoção da mãe, e com escolta da ambulância da concessionária, as duas – mãe e filha – foram encaminhadas ao Hospital Municipal de São Luiz do Norte, onde estão em observação. As duas passam bem.

“É muito gratificante, muito emocionante! É uma área que eu amo fazer e, quando acontece isso, é sem explicação, principalmente quando realizado com sucesso e quando conseguimos reverter a situação”, destaca Tatyanne. Além dela, participaram do atendimento a técnica de enfermagem Glenda Vidal e o resgatista Fabiano Fernandes da Silva.

Veja Também