Equatorial Goiás identifica 2,4 milhões de raios no estado entre janeiro e fevereiro

O número representa cerca de 60% do total apontado em todo o ano de 2022, que chegou a 3,8 milhões

Postado em: 16-03-2023 às 11h53
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Equatorial Goiás identifica 2,4 milhões de raios no estado entre janeiro e fevereiro
O número representa cerca de 60% do total apontado em todo o ano de 2022, que chegou a 3,8 milhões | Foto: Divulgação

O sistema de monitoramento de raios da Equatorial Goiás registrou 2,4 milhões de descargas atmosféricas no Estado nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. O número representa cerca de 60% do total apontado em todo o ano de 2022, que chegou a 3,8 milhões.

As cidades mais atingidas foram: Niquelândia, Cristalina, Rio Verde, Porangatu, Jataí e Formosa. Segundo a Equatorial, as descargas atmosféricas são responsáveis por cerca de 20% das interrupções no fornecimento de energia, além de provocarem curtos-circuitos, queima de equipamentos e até acidentes fatais.

O gerente de Operação e Manutenção da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, explica que a empresa possui um sistema de monitoramento de raios com objetivo de acompanhar a evolução das tempestades e apoiar a mobilização das equipes em campo, com foco na minimização do tempo de atendimento em casos de interrupção no fornecimento de energia.

Continua após a publicidade

Leia também: Fortes chuvas atingem Goiânia e deixam pontos de alagamento

“Ao ser detectada uma previsão de aumento de descargas atmosféricas, as equipes de manutenção são acionadas, permitindo aos técnicos um maior tempo para planejar as ações em campo”, explica Vinicyus. “Em parceria com o Climatempo, nossos técnicos no Centro de Operação Integrado, em Goiânia, monitoram em tempo real, 24 horas por dia, as condições climáticas em todo o Estado.

Somente em janeiro deste ano, o sistema de monitoramento de raios registrou 1,7 milhão de descargas atmosféricas no Estado, quase três vezes mais que em janeiro de 2022”, completa.

Para evitar danos materiais e físicos, a Equatorial Goiás lista dicas de segurança que alertam sobre os cuidados que os clientes devem manter dentro e fora de casa durante tempestades.

  • Cuidados dentro de casa:  
  • Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
  • Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evitar consertos de instalações elétricas;
  • Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa:

  • Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Veja Também