Goiás recebe 528 doses de vacina contra Mpox

Público-alvo é pessoas com HIV/aids e profissionais de saúde

Postado em: 17-03-2023 às 08h15
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás recebe 528 doses de vacina contra Mpox
Público-alvo é pessoas com HIV/aids e profissionais de saúde | Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), vai promover a vacinação de grupo de risco contra a Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos e renomeada como Mpox pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A imunização de portadores de HIV/aids, profissionais de saúde expostos ao vírus e pessoas que tiveram contato direto com casos suspeitos ou confirmados começa a partir desta semana.

Na última terça-feira (14/3), o estado recebeu uma remessa de 528 doses da vacina contra a doença, enviada pelo Ministério da Saúde (MS), responsável pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Ao todo, 46 mil doses serão distribuídas aos demais estados brasileiros. De acordo com a SES-GO, o objetivo é imunizar as pessoas mais suscetíveis a desenvolver a forma grave da doença.

Grupos de Risco

São três os grupos definidos pelo MS como público-alvo para a vacinação pré-exposição e pós-exposição. São eles o de pessoas vivendo com HIV/aids (homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais), com 18 anos de idade ou mais, com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos TCD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses. 

Continua após a publicidade

O segundo grupo é formado por profissionais de laboratório que trabalham diretamente com orthopoxvírus (o vírus da Mpox) em laboratórios com nível de biossegurança 3, com idade entre 18 a 49 anos. O esquema de vacinação tem a indicação de duas doses para cada pessoa. 

E, por fim, as pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox, cuja exposição seja classificada como alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O objetivo é imunizar pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da Mpox. Com a vacinação, será possível evitar internações e até óbitos pela doença”, afirma Joice Dorneles, Gerente de Imunização da SES-GO.

Casos no estado 

Em Goiás, a SES-GO confirmou 563 casos da doença. Todos os infectados se recuperaram. A Mpox é uma doença de zoonoses, transmitida para humanos por meio do contato com animal, humano infectado ou material corporal humano contendo o vírus. Em 23 de julho de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a doença como emergência de saúde pública global.

São considerados suspeitos da doença pessoas de qualquer idade que apresentem início súbito de lesão em mucosas e/ou erupção cutânea aguda sugestiva de Mpox, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital/perianal, oral) e/ou proctite (por exemplo, dor anorretal, sangramento), e/ou edema peniano, podendo estar associada a outros sinais e sintomas, como febre, dor nas costas, dor de cabeça. 

Caso apareçam os sintomas, a secretaria recomenda que as pessoas procurem uma unidade de saúde para receber assistência médica. O diagnóstico é realizado por meio da análise de material vesicular ou crosta da lesão.

Veja Também