Quinta-feira, 28 de março de 2024

Base aérea de Anápolis recebe novos simuladores de voo do caça Gripen

Tecnologia permite que oficiais aperfeiçoe missões e crie cenários de maior complexidade

Postado em: 20-03-2023 às 09h58
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Base aérea de Anápolis recebe novos simuladores de voo do caça Gripen
Tecnologia permite que oficiais aperfeiçoe missões e crie cenários de maior complexidade | Foto: Reprodução/SO Johnson/Força Aérea Brasileira

A Base Aérea de Anápolis (BAAN), que fica a 55 km de Goiânia, recebeu na última semana, dois simuladores de voo do grupo de caça Gripen E. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), os equipamentos já estão em “pleno funcionamento”. O objetivo é de que os simuladores possam ajudar a criar cenários reais para o treinamento de oficiais.

As aeronaves de modelo “Gripen” são modelos que se encontram no mais alto nível tecnológico e possuem equipamentos mais avançados comparados com os demais. Segundo a Saab, empresa sueca que fabricou o design original do caça F-39, os simuladores possuem uma alta tecnologia que proporciona cenários mais realísticos para as missões de treinamento. Além disso, com os simuladores, a Força Aérea Brasileira também pode desenvolver situações de seu interesse, para ajudar ainda mais a preparar os oficiais.

Leia também: Voluntários da Força Nacional do Sus embarcam para dar assistência a Yanomamis

Continua após a publicidade

O Tenente Coronel Gustavo Pascotto, comandante do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), explicou em vídeo publicado no site da Saab, que os simuladores ajudam também a gerar uma economia nos treinamentos, além de aperfeiçoar as missões.

Ele explicou que os simuladores são usados em duas etapas:uma  para ambientar os pilotos na operação básica da aeronave, e outra para ajudar em tarefas mais estratégicas, criando cenários e situações de complexidade.

Veja Também