Número de transplantes de órgãos apresenta crescimento, em Goiás

Recusa de familiares para doação de órgãos passou por queda de 7 pontos percentuais

Postado em: 20-03-2023 às 15h31
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Número de transplantes de órgãos apresenta crescimento, em Goiás
Recusa de familiares para doação de órgãos passou por queda de 7 pontos percentuais | Foto: Divulgação Iron Braz/Governo de Goiás

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) fez mais transplantes de órgãos neste início de 2023 do que no mesmo período do ano passado. Segundo a pasta do Governo de Goiás, foram 16 transplantes durante janeiro e fevereiro. Em 2022, o número foi um pouco menor, sendo 13 operações.

Ainda de acordo com a SES, a recusa familiar para doação de órgãos diminuiu. A queda foi de 7 pontos percentuais. Enquanto em 2022, 76% dos familiares não aceitavam o processo, hoje 68,9% se negam. Mesmo com essa diferença, a gerente de Transplantes da SES, Katiúscia Christiane Freitas, ressaltou que a recusa continua sendo um dos principais desafios para a doação de órgãos. Ela também explicou que “ainda é necessário um importante trabalho para conscientizarmos a população sobre esse gesto de solidariedade”.

Leia também: Detran inicia operação para limpar pátios e promove leilão de 6 mil veículos

Continua após a publicidade

De acordo com a gerente do setor, nestes dois primeiros meses de 2023, Goiás captou 32 órgãos, o que representa um aumento de 45% em relação aos dados obtidos ano passado. Katiúscia também detalhou que, entre os 78 casos de morte encefálica registrados, 11 resultaram em doações efetivas. Segundo ela, isso significa um crescimento de 37,5% no número de doadores.

Veja Também