Neblina baixa, sol que racha? Goiânia amanhece encoberta por névoa

Também chamada de nevoeiro ou bruma, a neblina é um fenômeno atmosférico causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor

Postado em: 23-03-2023 às 08h02
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Neblina baixa, sol que racha? Goiânia amanhece encoberta por névoa
Também chamada de nevoeiro ou bruma, a neblina é um fenômeno atmosférico causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor | Foto: Ícaro Gonçalves/O Hoje

Quem acordou cedo para ir ao trabalho, escola ou faculdade em Goiânia nesta quinta-feira (23/3) se deparou com uma forte neblina encobrindo o céu da capital e Região Metropolitana. O fenômeno dificultou a visibilidade de motoristas e motociclistas, que precisaram redobrar a atenção.

Em Aparecida, na região da Vila Brasília (foto), quem passava pelo viaduto da Avenida São Paulo tinha dificuldade de visualizar os veículos à frente, mesmo os que estavam próximos. O mesmo foi visto no setor Finsocial, em Goiânia.

Foto: Arquivo pessoal cedido ao O Hoje

Também chamada de nevoeiro ou bruma, a neblina é um fenômeno atmosférico causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor. Pode ser considerada como a formação de “nuvens” próximas ao solo.

Continua após a publicidade

Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, ela surge quando o solo está úmido devidos a chuvas recentes — como o temporal que afetou Goiânia na terça (21). Durante a madrugada e o período da manhã, quando as temperaturas são as menores do dia, essa água tende a se condensar, formando a fumaça branca que encobre a cidade.

O fenômeno chamou a atenção dos goianienses, mas logo se dissipou, já quase não sendo visto por volta das 7h15. De acordo com o último informativo meteorológico do Cimehgo, a umidade relativa do ar para Goiânia nesta quinta-feira (23) varia de 55% a 95%. A temperatura máxima pode chegar aos 28ºC.

Leia também:

Veja Também