Professores recebem orientações sobre Olimpíada Brasileira

Encontro foi ministrado pelo professor Wellington Martins, do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás

Postado em: 26-04-2018 às 09h15
Por: Márcio Souza
Imagem Ilustrando a Notícia: Professores recebem orientações sobre Olimpíada Brasileira
Encontro foi ministrado pelo professor Wellington Martins, do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás

Na manhã da última terça-feira, dia 24, foi realizada uma aula de orientação para professores da Rede Municipal de Educação acerca da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). O encontro aconteceu na Gerência de Formação da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), e foi ministrada pelo Professor Wellington Martins, do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás.

Durante o encontro, o professor explicou o que é a OBI e como funciona. É um certame dividido em duas modalidades: iniciação e programação, sendo a primeira com exercícios de lógica e feita em papel e a segunda sendo exercícios de programação e feita em computador. Podem participar alunos da rede pública e privada a partir do 4º ano do ensino fundamental até o primeiro ano do ensino superior, com o limite de 20 anos de idade.

Continua após a publicidade

Wellington Reis esclareceu questões sobre a forma de inscrição dos alunos, o encaixe em cada modalidade e as três fases do concurso. Cada instituição terá um profissional responsável pela inscrição nominal de cada aluno que deseja realizar a prova. O encaixe nos níveis Júnior, I, II e Sênior são conforme as séries de cada um e a competição é realizada nas fases locais, estaduais e nacionais.

O professor da UFG falou sobre a importância de se ter encontros do tipo para a educação no Brasil. “Essa oportunidade é muito importante, porque estamos falando com professores, que são multiplicadores. É uma maneira de conseguir divulgar a Olimpíada sem muitos recursos. Acredito, também, que o tipo de formação adicional que a OBI traz é muito importante para os alunos”, disse.

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Informática estão abertas e o cadastramento de cada instituição deve ser feito até o dia 8 de maio, por meio do site https://olimpiada.ic.unicamp.br/. No sítio contém todas as orientações e informações necessárias em relação ao certame. As três fases serão realizadas entre os meses de maio a agosto, conforme cronograma da Sociedade Brasileira de Computação. 

Veja Também