Prefeitura de Goiânia desenvolve Projeto Alfadown; entenda como funciona

A parceria com a PUC-GO acontece desde 2017

Postado em: 23-03-2023 às 17h23
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura de Goiânia desenvolve Projeto Alfadown; entenda como funciona
A parceria com a PUC-GO acontece desde 2017 | Foto: Divulgação/Projeto Alfadown

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SES), desenvolve desde 2017 o Projeto Alfadown. A parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) faz parte do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS). Por meio do projeto, a ideia é promover atendimento educacional especializado de crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down, que estejam matriculados na rede municipal de ensino.

O Alfadown busca auxiliar no processo de alfabetização e letramento de crianças a partir de 6 anos, além de jovens e adultos com Síndrome de Down. Neste programa, o computador é utilizado como ferramenta educacional. Segundo a prefeitura, a meta é fazer com que os educandos se apoderem do espaço social, por meio do desenvolvimento de habilidades sociais com suporte do projeto.

Leia também: A luta inclusiva dos portadores da Síndrome de Down

Continua após a publicidade

As atividades são feitas por voluntários e acontecem todas as terças-feiras, no período vespertino, na Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC-GO. O projeto é aberto para toda a comunidade. Em 2023, as equipes do Alfadown também estarão presentes nas escolas com rodas de conversas, oficinas, vivências de múltiplas linguagens, jogos cooperativos, entre outras ações.

Veja Também