HGG conscientiza goianienses sobre câncer colorretal

Nesta edição, hospital estima que cerca de 157 pessoas foram atendidas por meio do projeto Saúde na Praça

Postado em: 25-03-2023 às 08h19
Por: Everton Antunes
Imagem Ilustrando a Notícia: HGG conscientiza goianienses sobre câncer colorretal
A iniciativa forneceu atendimentos de fonoaudiologia, com ênfase em pacientes oncológicos | Foto: Divulgação/ Suzana Meira/ Idtech

O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) realizou, nesta quinta-feira (23), mais uma edição do projeto Saúde na Praça, a fim de ofertar serviços gratuitos para toda a população. O plano desta semana trouxe um alerta sobre a prevenção do câncer colorretal e os atendimentos ocorreram pela manhã, na Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG.

As atividades, que contam com o auxílio das equipes de enfermagem, buscaram  orientar sobre a saúde intestinal, evacuação de fezes e nutrição – ao expor alimentos e fibras recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa também forneceu atendimentos de fonoaudiologia, com ênfase em pacientes oncológicos, por meio de jogos interativos, banners e laringe artificial. 

Além disso, o HGG disponibilizou ações de fisioterapia – que explicam a maneira correta de evacuar e melhorar os movimentos intestinais, com demonstração em manequins – e psicologia, a qual prestou informações sobre autocuidado na manutenção da saúde, bem como explicações de médicos gastroenterologistas. Ao longo do evento, os visitantes do stand ainda puderam realizar testes para a aferição de glicemia e pressão. 

Continua após a publicidade

Daniela Medeiros, médica gastroenterologista do HGG, alerta a população sobre a importância dos exames preventivos para obter um diagnóstico precoce. Dessa maneira, “conseguimos tratar os pacientes da melhor forma e sem grandes danos. O câncer de colorretal é um tumor bastante frequente: por ano, estima-se que cerca de 20 mil pessoas morrem por causa desse câncer no Brasil”, diz. 

O câncer colorretal acomete pessoas com idade igual ou acima de 50 anos, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). Essa doença que aflige o intestino grosso ou o reto é a segunda mais comum no país e pode ser desencadeada por questões como obesidade, ingestão de alimentos gordurosos e industrializados, bem como os defumados. 

No entanto, “embora seja uma doença que pode levar à morte, é um tipo de tumor que pode ser prevenido”, explica Medeiros. Entre os sintomas para esse tipo de câncer, é possível enumerar sangramento nas fezes, perda de peso, anemia, dor abdominal e massa abdominal. 

Saúde na Praça

A iniciativa é um projeto do HGG realizado desde 2017, por meio de ações da equipe médica do hospital. O objetivo é fomentar ações de conscientização e prevenção de doenças, bem como orientar sobre formas de melhoria na qualidade de vida dos goianienses, de maneira gratuita. 

“Nós levamos atendimentos médicos e multidisciplinares à população extra-muro, fora do hospital. Há uma praça tombada como patrimônio na frente da unidade, e nós montamos as tendas para prestar esses atendimentos”, explica a diretora de enfermagem do HGG, Natalie Alves. Ela ainda ressalta que a iniciativa busca abranger datas que reforcem a prevenção contra doenças. 

Nesta edição do Saúde na Praça, o HGG estima que foram realizados cerca de 157 atendimentos à população. Para o mês de abril, a diretora de enfermagem informou que o tema abordado é a prevenção e combate à hipertensão arterial. O HGG “é um  hospital de média e alta complexidade, então há profissionais extremamente capacitados. É uma oportunidade de dar acesso à população a esses profissionais”, ressalta.

Veja Também