Defensoria defende câmeras nos fardamentos de policiais goianos

Audiência pública teve convocação dos deputados estaduais Antônio Gomide e Mauro Rubem, ambos do PT

Postado em: 27-03-2023 às 10h13
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Defensoria defende câmeras nos fardamentos de policiais goianos
Audiência pública teve convocação dos deputados estaduais Antônio Gomide e Mauro Rubem, ambos do PT (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Durante audiência pública para debater a implantação de câmeras em fardas dos policiais militares, civis e penais de Goiás, na última semana, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) se posicionou favorável a medida. A entidade destacou tecnicamente a necessidade da utilização do equipamento para redução de mortes policiais e civis, qualificação na produção de provas, entre outros.

Vale citar, o evento ocorreu na Assembleia Legislativa de Goiás, na sexta-feira (24), e contou com instituições, especialistas e representantes da sociedade. Na ocasião, o defensor público Luiz Henrique Silva Almeida apresentou dados do parecer técnico encaminhado pela DPE-GO ao Legislativo durante a audiência. O texto sugere a instalação de câmeras no fardamento dos policiais militares, civis e penais de Goiás.

São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rondônia e Ceará já fazem o uso do equipamento. De acordo com o defensor, já é possível ver melhoras nas estatísticas de violência e produtividade. Inclusive, ele apontou a economia com as investigações, pois as câmeras auxiliam na produção de provas, eliminando etapas da investigação.

Continua após a publicidade

Além disso, a proposta visa maior transparência para o trabalho desses profissionais, bem como amplia a legitimidade e contribui para esses agentes que, em muitos casos, têm sua atuação questionada. Segundo a DPE, as filmagens das ações também servirão como material de estudo de casos para aperfeiçoamento da formação e da qualificação dos profissionais.

Números

Na apresentação da Defensoria, Luiz Henrique mostrou que, em São Paulo, o número de mortes nas comunidades caiu 78% desde a implantação dos equipamentos. Houve, ainda, redução de 36% nas mortes de policiais.

Vale citar, a audiência pública teve convocação dos deputados estaduais Antônio Gomide e Mauro Rubem, ambos do PT. O primeiro é o responsável pelo projeto que prevê a implantação do sistema de áudio e vídeo nos uniformes dos policiais militares goianos.

Veja Também