IRPF 2023: Saiba como se organizar para entregar declaração

André Moreno, contador, advogado e especialista tributário, explica o que deve constar no documento para entrega dentro do prazo

Postado em: 28-03-2023 às 08h13
Por: Everton Antunes
Imagem Ilustrando a Notícia: IRPF 2023: Saiba como se organizar para entregar declaração
André Moreno, contador, advogado e especialista tributário, explica o que deve constar no documento | Foto: Divulgação/ Agência Brasil

Desde o último dia 15, iniciou-se o processo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023 (IRPF), que ocorrerá até o dia 31 deste mês. Para não cair na malha fina e conseguir a restituição, é preciso preencher corretamente as informações de despesas e rendimentos na documentação. 

O contador, advogado e especialista tributário André Moreno, destaca a organização como principal quesito. “É importante reunir todos os documentos necessários, como recibos e comprovantes, ao longo do ano, para garantir coerência nas informações fornecidas, sem se esquecer de nada”, orienta.

Entre as despesas a serem declaradas o profissional destaca: gastos médicos e educacionais – tanto do titular quanto do dependente –, pensão alimentícia, moradia e contribuições previdenciárias. Em relação aos rendimentos, na declaração, devem constar os ganhos (salário, aposentadoria, rendimento de aluguel, bem como valores em conta-corrente e poupança).

Continua após a publicidade

“O profissional especializado na área, como um contador, pode ajudar a evitar erros e orientar sobre a melhor forma de declarar cada item”, ressalta o especialista. Na avaliação de Moreno, recorrer à ajuda de um profissional é importante, a fim de evitar erros, ou que algum valor fique de fora do documento.

Conforme orientado pela Receita Federal, a declaração do Imposto de Renda em 2023 abrange todo cidadão residente no Brasil que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 ao longo do ano – ou seja, cerca de R$2.380,00 por mês. Esse montante inclui salários, aposentadorias, pensões e aluguéis.

Veja Também