Secretaria da Cultura doa livros ao sistema penitenciário

Além do desenvolvimento de habilidades relacionadas à leitura, exemplares possibilitam à população carcerária a utilização do benefício de remição de pena

Postado em: 28-03-2023 às 13h32
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Secretaria da Cultura doa livros ao sistema penitenciário
Além do desenvolvimento de habilidades relacionadas à leitura, exemplares possibilitam à população carcerária a utilização do benefício de remição de pena. | Foto: Secult

Para incentivar a leitura no sistema penitenciário, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) doou 180 livros para o acervo da Biblioteca Bernardo Élis, localizada na Casa de Prisão Provisória (CPP), em Aparecida de Goiânia. Os exemplares fazem parte de um total de 3,6 mil livros arrecadados pela pasta nos últimos dois meses, por meio da campanha Gira Livros.

“Essa ação da Secult mostra o poder que a leitura tem de transformar pessoas. Estamos trabalhando para ampliar essas iniciativas que oportunizam o contato com a literatura, ferramenta essa que dá mais perspectiva e conhecimento para os leitores”, diz a secretária interina de Estado da Cultura, Yara Nunes.

Compõem o material nove kits com 20 livros de literatura brasileira e mundial, cada um, e cinco exemplares em braile, para o atendimento da população carcerária com deficiência visual total ou parcial.

Continua após a publicidade

A gerente de Educação, Módulo de Respeito e Patronato da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Michelle Cabral, destacou que os livros em braile promovem acessibilidade. “Desta forma, os reeducandos com alguma deficiência também podem participar do programa de remição por leitura e, depois, realizar a avaliação oral”.

Ainda este mês, o sistema penitenciário recebeu a doação de 15 mil livros da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Gira Livros

A primeira edição da Campanha Gira Livros, promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, arrecadou títulos entre 14 de fevereiro e 15 de março, com o objetivo de estimular a cultura da doação e reunir acervo para bibliotecas públicas do estado.

A iniciativa também cedeu exemplares para o projeto Estante Literária, que distribui obras gratuitamente à população. Além das campanhas, a Secult disponibiliza um ponto permanente para doação de livros na Biblioteca Estadual Pio Vargas, dentro do Centro Cultural Marietta Telles. O espaço funciona na Praça Cívica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Veja Também