Procissão do Fogaréu será realizada em 5 de abril na Cidade de Goiás e deve reunir milhares de fiéis

Celebração religiosa ocorre desde 1745 e leva milhares de pessoas à antiga capital do Estado

Postado em: 29-03-2023 às 09h48
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Procissão do Fogaréu será realizada em 5 de abril na Cidade de Goiás e deve reunir milhares de fiéis
Celebração religiosa ocorre desde 1745 e leva milhares de pessoas à antiga capital do Estado | Foto: Secom

A Procissão do Fogaréu será realizada no dia 5 de abril, na histórica Vila Boa, Cidade de Goiás, e deve levar milhares de pessoas ao município. O tradicional evento ocorre no ponto alto da Semana Santa, celebrado pelos católicos.

A programação religiosa, que antecede o evento, teve início no dia 22 de fevereiro e se encerra no Domingo de Páscoa (09/04). No roteiro estão missas, procissões, orações, caminhadas, vigília, canto do perdão, espetáculo Via Sacra, entre outras atrações que ocorrem em igrejas e em outros pontos da cidade.

Leia também: Fogaréu atrai milhares de fieis

Continua após a publicidade

História

A Procissão do Fogaréu ocorre desde 1745, na antiga capital, e foi trazida pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola. A celebração religiosa representa a perseguição de Jesus Cristo pelos soldados romanos, representados por 40 farricocos. Na noite de quarta-feira, os farricocos saem descalços pelas ruas da cidade, usando vestes longas de cores vibrantes, chapéus pontudos e segurando tochas.

A caminhada começa na Igreja da Boa Morte, passando pelas ruas e becos da cidade até chegar à Igreja do Rosário, que representa o local da Última Ceia. De lá, personagens e multidão seguem para a Igreja de São Francisco de Paula, que representa o Monte das Oliveiras. De acordo com a Bíblia, após a última ceia, Jesus vai para o local rezar junto com seus discípulos e acaba sendo preso pelos soldados romanos, após ser traído por Judas.

A Procissão do Fogaréu termina após a encenação da prisão de Cristo, quando um farricoco vestido de branco caminha em meio aos outros segurando um estandarte com a imagem de Jesus.

Essa edição organizada pela Prefeitura de Goiás em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e patrocínio da rede varejista NovoMundo.com.

Veja Também