Na Tecnoshow, Governo de Goiás debate Bioinsumos

Após criar primeiro Programa Estadual de Bioinsumos do país, Estado se prepara para ser o maior polo brasileiro de inovação em biológicos

Postado em: 29-03-2023 às 12h33
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Na Tecnoshow, Governo de Goiás debate Bioinsumos
Após criar primeiro Programa Estadual de Bioinsumos do país, Estado se prepara para ser o maior polo brasileiro de inovação em biológicos. | Foto: Reprodução

Tendência de alta na produção agrícola em Goiás, com legislação específica, ambiente favorável e biofábricas em implantação, os bioinsumos serão tema de uma roda de conversa na Tecnoshow Comigo 2023, em Rio Verde, nesta quinta-feira (30/3), no estande da Associação dos Produtores de Soja, Milho e Outros Grãos Agrícolas do Estado de Goiás (Aprosoja Goiás).

Sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) em maio de 2021, a Lei 21.005 instituiu o primeiro Programa Estadual de Bioinsumos do País. O texto da lei trouxe a proposta de “ampliar e fortalecer a adoção de práticas para a evolução do setor agropecuário, com a expansão da produção, do desenvolvimento e da utilização de bioinsumos e sistemas de produção sustentáveis”.

“Essa legislação pioneira deu segurança jurídica e criou o ambiente necessário ao desenvolvimento dessa temática. Nossa meta é fazer do Estado o maior polo de inovação em biológicos do Brasil. Temos uma rede de 13 biofábricas em implantação em universidades e que poderão desenvolver pesquisas voltadas à realidade de cada região”, diz o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. Ele acredita que os bioinsumos estão cada vez mais consolidados entre os grandes produtores goianos e que o desafio é fazer com esta tecnologia chegue ao agricultor familiar.

Continua após a publicidade

Gerente de Sustentabilidade Agropecuária da Seapa, Pedro Vilela representará a pasta no evento e mostrará o avanço do Programa Estadual de Bioinsumos. Vilela acrescenta que o Governo de Goiás abraçou duas outras iniciativas ligadas à Agricultura de Baixo Carbono (ABC). Uma delas é a criação da Comissão de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas do Estado de Goiás (GoSolos), que tem como objetivo renovar o boletim de solos de Goiás. A outra é o apoio ao Fórum Goiano do Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos, que pretende divulgar conteúdo científico relacionado ao tema.

Números

A Tecnoshow Comigo segue até o dia 31 de março, em Rio Verde. Em sua 20ª edição, a feira tem 650 expositores distribuídos por uma área de 65 hectares. A expectativa da organização do evento é que 130 mil visitem o Centro Tecnológico Comigo, para conferir máquinas, implementos, insumos e ferramentas de alta tecnologia. Os interessados poderão ainda participar de algumas das mais de 100 palestras programadas, conhecer ações sustentáveis e acompanhar dinâmicas pecuárias e experimentos agrícolas. A entrada é gratuita.

Veja Também