Remédios terão reajuste de 5,6% a partir deste sábado

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU)

Postado em: 31-03-2023 às 13h45
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Remédios terão reajuste de 5,6% a partir deste sábado
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). | Foto: iStock

O governo federal definiu, nesta sexta-feira (31/3), o reajuste no preço dos medicamentos para o próximo ano. A partir deste sábado (1º/4), o valor dos remédios terá aumento de até 5,6%.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Os índices de reajustes são calculados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), e atualizados anualmente.

A medida, no entanto, pode não afetar diretamente os valores praticados nas farmácias, uma vez que a Cmed define o valor máximo que cada remédio pode atingir no mercado, e não age como tabelamento de preços.

Continua após a publicidade

Em nota, o Sindicato da Indústria de Produtos Faramacêuticos (Sindusfarma) justificou que os últimos anos foram “atípicos” para o setor, especialmente devido à pandemia causada pelo coronavírus e pela incidência de sintomas pós-covid, que causaram aumento nos preços. A guerra da Ucrânia também teria elevado gastos com logísticas.

“Mesmo reajustando preços pelo índice autorizado ou sendo obrigadas a reduzir descontos em alguns produtos, várias indústrias farmacêuticas fecharam o balanço de 2022 com margens reduzidas”, diz a nota.

Veja Também