Quinta-feira, 28 de março de 2024

Mês do oftalmologista é comemorado com campanha de orientação

Especialistas vão esclarecer as dúvidas dos pacientes que passarem pelos consultórios em Goiânia e alguns utilizarão óculos de realidade aumentada para exemplificar como é a visão do glaucomatoso

Postado em: 04-05-2018 às 09h15
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Mês do oftalmologista é comemorado com campanha de orientação
Especialistas vão esclarecer as dúvidas dos pacientes que passarem pelos consultórios em Goiânia e alguns utilizarão óculos de realidade aumentada para exemplificar como é a visão do glaucomatoso

Para comemorar o dia do oftalmologista, celebrado em 07 de maio, a SGO (Sociedade Goiana de Oftalmologia) realiza durante todo o mês uma campanha de orientação sobre o glaucoma. Especialistas vão esclarecer as dúvidas dos pacientes que passarem pelos consultórios em Goiânia e alguns utilizarão óculos de realidade aumentada para exemplificar como é a visão do glaucomatoso na fase mais aguda da doença. 

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o glaucoma é o principal responsável pelos casos de cegueira irreversível no mundo e o segundo maior causador de cegueira no ranking geral –  perdendo apenas para a catarata, que pode ser revertida por meio de cirurgia. “A campanha de orientação vai ajudar as pessoas a conhecer mais sobre a doença, que não dá sinais. Os óculos de realidade virtual terão o efeito de impactar os pacientes mostrando que o glaucoma é sério e pode cegar. Para prevenção e tratamento é necessário que o paciente faça os exames oftalmológicos de rotina. Não existe outra forma. Quanto mais cedo for o diagnóstico, menores serão as chances de causar cegueira”, explica o oftalmologista Fernando Heitor de Paula, presidente da SGO.

Continua após a publicidade

Glaucoma no Brasil

No Brasil, 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A data relembra a importância da prevenção da doença que, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), atinge de 2 a 3% da população brasileira acima de 40 anos. Esse percentual de casos no país integra os mais de 60 milhões registrados em todo o mundo, de acordo com a OMS.

O que é o glaucoma?

O glaucoma é uma doença ocular que normalmente vem acompanhada com o aumento da pressão intraocular. Esta elevada pressão provoca danos irreparáveis no nervo óptico –  responsável por transmitir as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro. A doença é traiçoeira, não apresenta sintomas e a visão só fica comprometida na fase mais avançada. Quando não descoberto a tempo o glaucoma pode levar à cegueira em 80% dos casos. 

Hábitos dos brasileiros

Para entender o comportamento do brasileiro em relação à saúde ocular, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) encomendou uma pesquisa ao IBOPE. O intuito principal foi descobrir a frequência com que a população costuma procurar o oftalmologista. Os dados revelaram que um terço dos cidadãos com mais de 16 anos nunca se consultou com este profissional. Médicos estão convencidos de que existe um problema grave no País. 

Veja Também