Goianos devem se preparar para chuvas e baixas temperaturas

Cimehgo alerta para a possibilidade de chuvas e baixa temperatura durante esta semana

Postado em: 04-04-2023 às 08h20
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Goianos devem se preparar para chuvas e baixas temperaturas
Cimehgo alerta para a possibilidade de chuvas e baixa temperatura durante esta semana | Foto: Reprodução/ O Hoje

O outono, estação que iniciou por volta dos dias 20 e 21 de março, sucede o verão marcado por chuvas e vem antes do inverno, uma época de estiagem. Dessa forma apresentando características dessas duas estações em seus períodos de transição. Como o que ocorre esta semana, que deve ser marcada por chuvas e temperaturas mais amenas e dias úmidos, em todo o estado de Goiás.

Nesta terça-feira (04) o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO), informa que em todo o estado há risco potencial de chuvas locais, com intensidade de moderada a forte. Como também o tempo na capital será com variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas isoladas. Dessa forma, as temperaturas podem chegar a variar em 10ºC, com máxima de 29ºC e mínima de 19ºC, assim ilustrando a instabilidade. 

A precipitação aguardada para esta semana em Goiás, atende a escala de 5 mm a 20 mm por dia em volume de chuva, quase todos os dias, como apontado pelo Prognóstico da Semana de Precipitação Acumulada em 24 horas, elaborado pelo CIMEHGO e  Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD). 

Continua após a publicidade

Instabilidade no tempo

As variações causadas especialmente por duas áreas de instabilidades que estão presentes no estado. Como explica André Amorim, gerente do CIMEHGO. “Há áreas de instabilidades atuando no estado de goiás, nós tivemos uma frente fria agora no final de semana e teremos umidade vindo da região norte do país, o que não quer dizer que ficará aquele fluxo contínuo de chuva, pode chover qualquer hora do dia, em alguns locais na parte da manhã e outros na parte da tarde, mas teremos aí durante a semana”. Assim sendo, o que deve ocorrer são chuvas em alguns locais do estado e em outros não.

Nesse sentido o relatório disponibilizado pela SEMAD, CIMEHGO e Sala de Situação de Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais ainda pontuou sobre o que está ocorrendo com o clima: “O transporte da umidade vindo da região norte do Brasil, combinado com o calor vai favorecer a formação de áreas de instabilidade em várias regiões do Estado de Goiás, consequentemente teremos pancadas de chuvas irregulares, acompanhadas de rajadas de vento e raios”.

Dessa forma, alerta para as possibilidades de chuvas e tempestades a qualquer momento do dia em todo o estado. Como também apontou sobre quais cidades devem se preparar para as baixas temperaturas: Davinópolis e Anápolis (17ºC); Catalão, Ouvidor, Três Ranchos, Nova Aurora e Cristalina (18ºC). Além desses, na região leste do estado a mínima pode chegar a 16ºC. 

A estudante Ana Vitória Santos Cirqueira, considerando as previsões para a semana, elucida como está se preparando para ir às aulas esta semana. “Saio de casa sempre com guarda-chuvas, me preparando para uma eventual chuva que possa vir a ocorrer”. Como também esclarece sobre o tempo: “Estou ansiosa pelas temperaturas mais baixas, me preparando pois tenho rinite, mas ansiosa”.

Porém esta temporada de chuvas repentinas devem acabar logo. “Na segunda quinzena de abril as chuvas vão se despedindo de nós”, afirma André Amorim. Nesse sentido, caracterizando o estabelecimento de outono e as projeções futuras para o inverno.

Outono

Em Goiás, durante o verão há fortes pancadas de chuva e o clima quente e úmido. Este antecede o outono que é um período de transição até o início do inverno, com temperaturas baixas, estiagem e um período seco. O último final de semana foi marcado pela presença de uma frente fria que não é característica desta estação, além das chuvas que se apresentarão durante esta semana. 

Em vista dessas características adversas presenciadas neste outono, o gerente da CIMEHGO, André Amorim, explicou: “Estamos caminhando para o período de estiagem e não voltando para o período de chuvas, então os riscos que tem nesse período são as tempestades, nós estamos no outono e o outono guarda características do verão e também está mostrando características do inverno, que é o nosso período com estiagem, seco”. 

Nesse sentido, Ana Vitoria Cirqueira afirma: “O tempo seco acaba nos fazendo aumentar a ingestão de água e optando por alternativas para o ressecamento das vias aéreas, pois podem levar a congestão nasal, mas em Goiânia é o período em que podemos aproveitar o frio”.

Veja Também