Goiás contará com grupo especial para repressão de delitos contra torcedores

Segundo a Polícia Civil, as violências em estádios de futebol passaram por um aumento recentemente

Postado em: 04-04-2023 às 15h11
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás contará com grupo especial para repressão de delitos contra torcedores
Segundo a Polícia Civil, as violências em estádios de futebol passaram por um aumento recentemente | Foto: Divulgação/PCGO

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) lançou o Grupo Especial de Proteção ao Torcedor (Geprot), na manhã desta terça-feira (4). Com isso, a Polícia Civil passa a contar com uma unidade para centralizar as investigações, monitorar ações, investigar os crimes e interagir com demais órgãos, clubes e federações de futebol do estado. O objetivo do projeto é a repressão dos delitos praticados contra o torcedor.

O lançamento ocorreu por meio da Delegacia de Investigações Criminais (Deic) e da Superintendência de Inteligência. O grupo será coordenado pelo delegado Samuel Moura.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga, a criação do Geprot acontece em meio a uma crescente dos casos de violência decorrentes da animosidade entre torcedores e torcidas, organizadas ou não. Para a autoridade, isso expressa um grande risco para a integridade da segurança dos torcedores e demais cidadãos.

Continua após a publicidade

André Ganga também explicou que o lançamento do grupo permitirá investigações mais rápidas. Hoje, as investigações sobre episódios de violência nos estádios de futebol acontecem de maneira difusa, retardando e prejudicando a tomada de ações do estado quanto aos eventos.

Segundo a polícia, a primeira ação coordenada do Geprot ocorreu no início da manhã desta terça-feira (4), com a Operação Fim do Jogo. O trabalho foi nas cidades de Trindade, Goianira e Aparecida de Goiânia.

Na ocasião, os agentes cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de torcida organizada. Os sujeitos são investigados por associação criminosa, roubo e tentativa de homicídio.

Leia também: Brasileira é espancada nos EUA por xenofobia; assista

Veja Também