Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Semáforos de avenidas de Goiânia são ressincronizados

Corredor verde quer melhorar a agilidade no trânsito e evitar pontos de estrangulamento da capital

Postado em: 06-04-2023 às 08h13
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Semáforos de avenidas de Goiânia são ressincronizados
Avenidas 85, Assis Chateaubriand, T-63, T-4 e Castelo Branco, principais gargalos de Goiânia, já estão com semáforos ressincronizados | Foto: Divulgação

Ao longo das últimas semanas, os semáforos das Avenidas 85, Assis Chateaubriand, T-63, T-4 e Castelo Branco foram sincronizados e incluídos na ação “Onda Verde”. Segundo a Secretária Municipal de Mobilidade, o processo licitatório para modernização do parque semafórico de Goiânia está na fase final das correções, mas os motoristas já podem contar com esse corredor verde nas avenidas que deve ajudar na melhoria do tráfego pela cidade.

Os semáforos das principais avenidas de Goiânia são ressincronizados, e o anúncio foi feito pelo secretário de Mobilidade, Vinícius Henrique Alves, durante coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (05/04). 

“Essa foi uma determinação do prefeito Rogério Cruz, assim que assumi a pasta. Os técnicos da SMM se dedicaram à essa missão nas últimas semanas”, afirma o secretário durante apresentação no 6º andar do Paço Municipal. Avenidas 85, Assis Chateaubriand, T-63, T-4 e Castelo Branco, principais gargalos de Goiânia, já estão com semáforos ressincronizados.

Continua após a publicidade

Vinícius informou que o processo licitatório para a modernização do parque semafórico de Goiânia está na fase final das correções realizadas junto aos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em face de questionamentos de empresas que disputaram inicialmente o certame. 

“Nós acreditamos que, nas próximas semanas, podemos republicar o processo licitatório que vai trazer grandes avanços para a mobilidade dos moradores de Goiânia”, ressalta.

De acordo com o secretário, a ressincronização dos semáforos vai garantir maior fluidez e reduzir o tempo da população no trânsito. “O nosso principal objetivo, e essa é uma bandeira da SMM, é melhorar a qualidade de vida de todos”, afirma. 

“Nós sabemos que, se conseguirmos chegar no nosso local de trabalho ou em casa no final do dia de forma mais rápida, para usufruir de mais tempo com as famílias, é um enorme ganho para o conjunto da sociedade”, destaca Vinícius Henrique Alves.

O secretário explica que grande parte do trabalho da SMM foi feito de forma manual, uma vez que a estrutura semafórica de Goiânia ainda conta com equipamentos da década de 1990. “Ainda precisamos concretizar o processo licitatório, que se arrasta há alguns anos, para modernizar o parque semafórico da capital”, diz o secretário. 

“Com um centro de controle de operações, vamos conseguir mapear Goiânia como um todo. Até isso se concretizar, teremos que fazer um esforço para trabalhar com o que temos”, pontua Vinícius. “Contamos com muitos servidores que vestem a camisa. A prova disso é a ressincronização dos semáforos nesses principais gargalos num curto espaço de tempo”, conclui.

Mudanças no trânsito do Jardim Novo Mundo

Na ocasião, o secretário da SMM também detalhou melhorias no trânsito para condutores, moradores e pedestres que transitam no Jardim Novo Mundo, Região Leste da capital. As intervenções começam na próxima terça-feira (11/04), com prazo estimado de conclusão em 30 dias. A meta é evitar acidentes e garantir mais segurança nas vias.

“O objetivo dessa intervenção é um só: levar qualidade de vida à população do Jardim Novo Mundo, segundo bairro mais populoso da capital, e região. As intervenções também vão evitar acidentes. Nossa meta é, sempre, cuidar e garantir o bem-estar da população”, afirma Vinícius Alves.

De acordo com o secretário, podem ocorrer desvios momentâneos nas ruas durante as intervenções, mas disse que tanto os agentes da SMM, quanto os técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), estão preparados para orientar e auxiliar a população.

“Os motoristas que transitam na região vão ter um pouco de transtorno durante essas mudanças, mas são intervenções rápidas, que nossos servidores estão acostumados a realizar. Muito em breve, a população vai sentir os benefícios”, diz o secretário.

Intervenções

O projeto solicitado pela prefeitura de Goiânia engloba a criação de três rotatórias, alteração em uma, e mudança no sentido de duas vias. Serão implantadas rotatórias no cruzamento das avenidas Buenos Aires e Juiz de Fora; no encontro das avenidas Buenos Aires, das Cerâmicas e das Pirâmides; e no cruzamento da Rua Blandina Garcia Rosa com a Avenida Acary Passos.

As ruas que terão o sentido alterado são: Blandina Garcia Rosa, que passará a ter sentido único Norte-Sul do trecho entre a Avenida Buenos Aires até Rua José Monteiro da Costa; e José Monteiro da Costa, que contará com sentido único Oeste-Leste da Rua Blandina até a Avenida Buenos Aires.

Veja Também