Cuidados bucais previnem problemas na gravidez

Acompanhamento odontológico reduz riscos de incidência de doenças bucais prejudiciais à gravidez

Postado em: 07-05-2018 às 15h03
Por: Katrine Fernandes
Acompanhamento odontológico reduz riscos de incidência de doenças bucais prejudiciais à gravidez

No período da gestação é necessária uma série de precauções para garantir a segurança e o bem-estar da mãe e do bebê, além das consultas médicas especializadas, a mulher que está grávida ou planejando uma gravidez, deve tomar cuidado também com a boca, pois, nessa fase as futuras mamães tem uma maior propensão ao surgimento de doenças bucais .

Continua após a publicidade

O cirurgião-dentista Frederico Coelho esclarece que as gestantes passam por mudanças hormonais muito intensas, além do aumento da vascularização.

“É comum haver carência de vitamina C e niacina, substâncias que possuem propriedades cicatrizantes. Também é natural que ocorram mudanças nos hábitos alimentares, geralmente com maior consumo de açúcar e carboidratos, que favorecem a formação de placa e podem aumentar o índice de cárie e de gengivite”, explica.

Dentre os problemas odontológicos mais comuns durante a gravidez estão a gengivite e a periodontite, devido à variação dos níveis hormonais e enfraquecimento do sistema imunológico. Para evitar essas e outras doenças bucais, o ideal é que a mulher mantenha um acompanhamento odontológico logo  ao descobrir a gravidez e adote uma rotina de cuidados com a saúde bucal, como utilizar fio dental diariamente e uma escova de dente macia.

Outro problema que pode surgir é o chamado granuloma gravídico. Apesar de ser uma lesão benigna, deve ser retirada por meio de cirurgia após o terceiro mês de gestação. As doenças bucais devem receber atenção especial da gestante, já que, em casos de agravamento, há riscos de ocorrer parto prematuro. Isso ocorre, pois, é possível que as bactérias que se encontram na cavidade oral consigam ultrapassar a barreira placentária e chegar ao feto.

Dicas

Se a gravidez for planejada, a mulher deve planejar uma visita ao ortodontista para uma avaliação preventiva. Ao saber que está grávida, caso não tenha ido anteriormente, é sugerido que procure o profissional para realizar uma avaliação completa.

É importante manter uma higiene bucal diária com escovação e uso do fio dental, observando certos cuidados para não provocar traumas dentro da boca, como por exemplo, bater com a escola de dentes na gengiva ou passar o fio dental com muita força. Quanto aos hábitos alimentares, carboidratos e doces devem ser evitados. 

Veja Também