Empregos verdes apresentam crescimento em Goiás

As áreas da saúde, educação, serviços culturais e sociais se destacam

Postado em: 09-04-2023 às 09h37
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Empregos verdes apresentam crescimento em Goiás
As áreas de saúde, educação, serviços culturais e sociais se destacam | Foto: Cristiano Borges/Governo de Goiás

Uma análise feita pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) aponta um crescimento de 0,26% no número de empregos verdes, em Goiás, entre 2015 e 2021. O recorte goiano vem em contrapartida ao resultado nacional, que apresentou queda de 2,51%. Segundo o estudo, Goiás está entre os dez estados com maior número de postos de trabalho considerados verdes.

O conceito “emprego verde” é usado para os trabalhos em atividades econômicas que contribuam para limitar emissões de carbono, recuperar e conservar a qualidade ambiental e diminuir necessidade de energia e matérias-primas, em níveis considerados sustentáveis.

De acordo com o levantamento, Goiás ocupa a 8ª posição entre os estados brasileiros. Em 2021, a região gerou mais de 140 mil empregos verdes, o que corresponde a aproximadamente 9% do total de postos de trabalho.

Continua após a publicidade

Santa Tereza de Goiás se destacou no período como o município com a maior oferta de empregos na categoria, alcançando a marca de 34,9% do seu total de oportunidades. As cidades de Santo Antônio de Goiás e Urutaí se destacam com a remuneração média nominal de R$ 12.714,63 e R$11.197,07, respectivamente.

“Goiás está avançando na criação de empregos verdes, possibilitando o aquecimento do mercado para o trabalhador goiano e combatendo o desemprego. Essa categoria de trabalho também promove o bem-estar e a inclusão social da população, na mesma medida em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica”, pontuou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Leia também: Projeto oferece cirurgias reparadoras para mulheres vítimas de violência doméstica

Veja Também