Anápolis inaugura mais um Núcleo de Segurança no fim do semestre

O trabalho realizado no Núcleo do Ipiranga, segundo o assessor especial de Segurança Pública, Glayson Reis, resultou na redução de 81% dos casos de furtos e roubos no local

Postado em: 08-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Anápolis inaugura mais um Núcleo de Segurança no fim do semestre
O trabalho realizado no Núcleo do Ipiranga, segundo o assessor especial de Segurança Pública, Glayson Reis, resultou na redução de 81% dos casos de furtos e roubos no local

Município de Anápolis vai inaugurar, até o fim do semestre, mais um Núcleo de Segurança. A segunda unidade do projeto, primeiramente, implantado no Parque Ambiental Ipiranga há um ano, vai funcionar no Parque JK, localizado no Bairro JK Nova Capital, com o objetivo de reduzir a criminalidade na região.

O trabalho realizado no Núcleo do Ipiranga, segundo o assessor especial de Segurança Pública, Glayson Reis, resultou na redução de 81% dos casos de furtos e roubos no local. Afirma também que, além dessa modalidade de conduta, a atuação integrada das forças de segurança previne contra a prática de outros delitos, como por exemplo, a depredação do patrimônio público. 

Continua após a publicidade

Essa nova área foi escolhida, para abrigar o novo Núcleo de Segurança, foi feito devido o alto índice de furtos e roubos naquela região, porém a medida é parte do Plano Municipal de Segurança, criado para garantir um núcleo em cada parque da cidade, e também, em locais que necessitem de vigilância mais ostensiva. É previsto para o segundo semestre a implantação do projeto no Parque Ambiental Antônio Marmo Canedo, que passa por revitalização no momento, e no Central Parque Senador Onofre Quina, conhecido popularmente como Parque da Matinha.

Tecnologia a favor da segurança

Segundo o assessor especial de Segurança Pública, o Observatório de Segurança tem feito, semanalmente, ações em locais específicos, com o ônibus do videomonitoramento. As equipes do Observatório de Segurança fazem abordagens, quando necessárias, e ações preventivas nas regiões atendidas. Ele reforça que o Observatório Municipal de Segurança atua com um trabalho preventivo, contribuindo com as ações feitas pelas polícias do município. “Para este mês vamos descentralizar essas ações para bairros mais afastados e que têm apresentado altos índices de violência”, afirma. 

Além disso, a Prefeitura de Anápolis possui uma central de vigilância com cerca de 500 servidores que atuam na vigília do patrimônio público municipal. Desde o início da atual gestão, a estratégia foi utilizar esses vigilantes de forma mais ostensiva, até porque em escolas e alguns postos de saúde, existe sistema de vigilância monitorada.

O assessor explica, “definimos que cerca de 250 destes vigias permaneçam nos locais em que são lotados durante os turnos de aula ou atendimento, para dar maior segurança aos alunos, pais e servidores das escolas”. (Raunner Vinicius Soares é estagiário do O Hoje) 

Veja Também