Jogo de tabuleiro desenvolvido pela UFG valoriza pratos goianos feitos a partir da agricultura familiar

O material possibilita ao jogador se divertir enquanto aprende mais sobre produtos e preparação de pratos típicos goianos

Postado em: 10-04-2023 às 09h27
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Jogo de tabuleiro desenvolvido pela UFG valoriza pratos goianos feitos a partir da agricultura familiar
O material possibilita ao jogador se divertir enquanto aprende mais sobre produtos e preparação de pratos típicos goianos | Foto: Carlos Siqueira/Secom UFG

Acadêmicos e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram um jogo de tabuleiro que aborda os fundamentos da cultura culinária goiana do campo. O material possibilita ao jogador se divertir enquanto aprende mais sobre produtos e preparação de pratos típicos goianos.

Chamado “Cozinha Caipira – O jogo da Agro Centro-Oeste Familiar”, o produto foi desenvolvido por membros do grupo de pesquisa em Poéticas Artísticas e Processos de Criação, do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais (PPGACV/FAV/UFG).

Segundo seus idealizadores, a ideia do Cozinha Caipira é possibilitar uma forma de acesso à cultura goiana por meio da culinária, mas também mostrar como os alimentos comuns na alimentação brasileira são divididos em grupos alimentares.

Continua após a publicidade

Esse foi o primeiro jogo elaborado para a 20ª Agro Centro-Oeste Familiar (Acof 2023) – “Mais comida, menos agrotóxico”, a maior feira da Região Centro-Oeste voltada para a agricultura familiar. O evento será promovido de 17 a 20 de maio de 2023 no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia.

Leia também: Laboratório da UFG desenvolve tecido humano para evitar uso de animais em pesquisas

Jogo oficial

Num primeiro momento, a proposta era a de fazer um jogo de apresentação da culinária goiana e administração de fazendas. O projeto foi executado pela doutoranda Juliana Barbosa e Queiroz, juntamente com o docente Flávio Gomes de Oliveira e do colega de pós-graduação Antônio Carlos Dellatore Rodrigues. A ilustração ficou com a estudante de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG Anna Clara Mauryna Soares Silva.

“Após os primeiros testes e de mostrarmos a ideia ao professor Flávio Gomes, vimos a possibilidade de adaptar a ideia à Agro Centro-Oeste Familiar, trazendo a proposta de ser um produto lúdico totalmente produzido na UFG”, diz Juliana Queiroz. O projeto Agro Centro-Oeste Familiar 2023 recebeu bem a proposta de ter um jogo oficial do evento e está destinando recursos financeiros para a impressão dos jogos.

Os visitantes da Acof 2023 poderão experimentar em primeira mão o jogo ao longo de todo o evento. “Nós, os criadores, vamos estar presentes apresentando e ensinando a jogar”, afirma Juliana. Os vencedores das partidas, que terão até seis jogadores com idades a partir de 6 anos, vão poder levar para casa um exemplar do jogo de tabuleiro.

Para a coordenadora do evento Graciella Corcioli, o jogo é mais uma estratégia de mostrar a importância da agricultura familiar na produção de alimentos. “Com o Cozinha Caipira, crianças e adolescentes saberão de onde vêm o leite, a carne e os vegetais que se transformam em pão, iogurte, queijo, suco, doces, etc.”, avalia.

Como funciona

O jogo Cozinha Caipira proporciona ao jogador a experiência de produzir comidas da culinária goiana com os ingredientes ofertados durante a Acof 2023. Esses alimentos estão divididos em seis grandes grupos (grãos e cereais; derivados animais; frutas, legumes, verduras e tubérculos; gorduras e óleos; derivados de cana-de-açúcar; e especiarias, sal e temperos). Há ainda cartas coringa.

Neste jogo, os jogadores visualizam os ícones (dos alimentos) e usam noções de matemática básica e, assim, quem for mais rápido vence o jogo. “A principal mecânica do jogo é a coleção de cartas e estratégias para montagem de receitas com o intuito de construir um maior número de pratos ou refeições com maior valor agregado, atingindo uma pontuação de 30 unidades da moeda corrente no jogo para vencer a partida”, ressalta Juliana.

Assim que o jogo desenvolvido na UFG estiver com as artes finalizadas, os pesquisadores irão utilizar a Plataforma Pitt, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) para patentear a obra intelectual. Os autores também pretendem liberar a versão em print and play, que possui o significado “imprima e jogue”.

Veja Também