Goianas presas por engano na Alemanha são soltas

A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil

Postado em: 11-04-2023 às 14h37
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Goianas presas por engano na Alemanha são soltas
A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. | Foto: Reprodução

As goianas Jeanne Cristina Paolini Pinho e Katyna Baía, presas na Alemanha após terem a etiqueta de bagagem trocada por outra com drogas, deixaram a prisão nesta terça-feira (11/4). A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Elas tiveram as malas trocadas em uma área restrita no Aeroporto Internacional de São Paulo. Elas foram detidas ao chegar em Frankfurt, em 5 de março, e ficaram presas desde então.

Em nota, o Itamaraty confirma a soltura das goianas. “O Ministério das Relações Exteriores recebeu com satisfação a informação de que as cidadãs brasileiras foram liberadas hoje”, diz o documento.

Continua após a publicidade

O ministério também ressaltou os esforços feitos. “O Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt realizou visitas consulares, em diferentes ocasiões, às nacionais no presídio, além de ter conduzido gestões junto às autoridades carcerárias e judiciárias locais para acompanhar o trâmite legal. Intermediou, ainda, contatos com familiares e advogados das brasileiras. Representante daquela repartição consular recebeu hoje, no aeroporto de Frankfurt, familiares das brasileiras e os acompanhou ao presídio para o momento da soltura”, continua a nota.

Entenda

As duas goianas foram detidas em Frankfurt no dia 5 de março deste ano. A polícia alemã abordou as duas mulheres durante uma conexão no aeroporto da cidade. Na ocasião, elas faziam escala em Frankfurt e tinham como destino Berlim. Jeanne Cristina Paolini Pinho e Katyna Baía, no entanto, não chegaram a ver as malas apreendidas e as bagagens não foram encontradas até hoje.

Giordano Sárvio Cavalcante de Souza, chefe do gabinete de Assuntos Internacionais, contou que o casal comprou a viagem com antecedência e tinha como plano visitar vários países europeus.

Veja Também