Secult retoma programação do Chorinho na Antiga Estação Ferroviária

Projeto ocorre de abril a setembro de 2023, com shows quinzenais e gratuitos

Postado em: 11-04-2023 às 15h34
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Secult retoma programação do Chorinho na Antiga Estação Ferroviária
Projeto ocorre de abril a setembro de 2023, com shows quinzenais e gratuitos. | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), lança, nesta sexta-feira (14/4), o projeto Chorinho edição 2023, na Antiga Estação Ferroviária, localizada na Praça do Trabalhador, no centro. O primeiro show da noite, às 19h, é com o Quinteto Regional Choro Canção. Em seguida, às 20h30, sobe ao palco o Grupo Os Levados do Samba. As atrações são todas gratuitas e abertas ao público.

“O Chorinho é mais uma programação cultural feita com investimento e dedicação para que a população aproveite momentos de boa música, lazer e entretenimento com segurança”, afirma o prefeito Rogério Cruz, ao destacar que “o evento já conquistou os goianienses”.

A organização do evento estima a presença de 2 mil pessoas, a cada edição. A realização do Chorinho tem o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Continua após a publicidade

A novidade é que, neste ano, a programação do projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), começa em abril e segue até setembro. “Antes, o Chorinho era realizado de setembro a dezembro, só por três meses e sempre em períodos muito chuvosos, o que de certa forma dificultava com que as pessoas curtissem os shows”, afirma o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

“Então, optamos por um novo formato em seis meses, que normalmente esperamos menos chuvas. Produzimos com todo cuidado e carinho para que seja um evento familiar, seguro, com estrutura de banheiros, tenda, cadeira, e, claro, diversão garantida”, completa o titular da Secult.

Bandas

Inspirado nos memoráveis regionais de Choro como o de Benedito Lacerda (1934), Canhoto (1951) e Conjunto Época de Ouro (1964), o Grupo Regional Choro Canção é composto pela flauta de Lamartine Tavares, o violão de sete de Gustavo Amui, o violão de seis de Lucas Barbosa, o cavaco e o bandolim de Wygner Amorim e o pandeiro de Anderson Nogueira.

O grupo se dedica ao estudo do repertório clássico do Chorinho, apresentando músicas de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e Altamiro Carrilho. A formação é fruto do encontro de chorões, professores e estudantes de música do Instituto Federal de Goiás, por meio de projetos de ensino e extensão desenvolvidos pela instituição.

Já o grupo Os Levados do Samba trabalha com clássicos da música brasileira, com o intuito de fomentar o samba. Nasceu de conversas despretensiosas que alguns dos integrantes tiveram e perceberam a necessidade de formação reduzida da bateria de uma escola de samba.

Cronograma:

28/4
Grupo Borandá
– 19h20
Thainá Janaina – 20h30

12/5
Grupo São Ela
s – 19h20
Grupo Dona da Roda – 20h30

26/5
Quinteto Flor do Cerrado
– 19h20
Fernando Boi e Samba – 20h30

Veja Também